Prefeito vistoria obras do Parque Linear Canivete, na Vila Brasilândia

A área onde está sendo implantado o parque, no Jardim Damasceno, era ocupada por dois grandes assentamentos irregulares, um na encosta e outro junto ao córrego onde cerca de 600 famílias viviam em situação de risco.

O prefeito de São Paulo vistoriou neste sábado (04/07) as obras do Parque Linear Canivete, na Vila Brasilândia, Zona Norte. O parque, de 75.000 m², é uma das áreas públicas que vão proteger a Serra da Cantareira do avanço das ocupações irregulares e faz parte do Programa 100 Parques para São Paulo. Na região, outros parques estão em acelerado processo de implantação pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, como os do Bispo e Santa Maria.

Acompanhado do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente e do subprefeito da Freguesia/Brasilândia, o prefeito plantou uma muda de ipê-roxo. "Esta é uma obra muito importante para a região. Mais do que a entrega de um equipamento público para a cidade, é importante a transferência das famílias que aqui moravam numa condição totalmente desfavorável e hoje foram transferidas. Moram com mais dignidade e a cidade ganha um parque linear, além de uma obra importante para o saneamento da região", disse o prefeito durante a vistoria.

O projeto inclui dois playgrounds, cinco quiosques, áreas de atividade física adequadas para a terceira idade, pequena arquibancada, mesas e bancos, praça-mirante, pista de skate, quadra poliesportiva, campo de terra, áreas gramadas para atividades múltiplas e pista de caminhada. A obra já recuperou um quilômetro do córrego e de suas margens. Foi feita pavimentação das ruas, construção de passeios e calçadas, instalação parcial do sistema de esgoto, proteção das margens, plantio de árvores e readequação dos pontos de iluminação pública. A obra prevê ainda a estabilização dos taludes da encosta e a continuação das calçadas da avenida Deputado Cantídio Sampaio.

A melhoria urbanística promovida já oferece à população um espaço de lazer e convivência. Segundo a Secretaria do Verde, a Prefeitura investiu até o momento R$ 10,7 milhões na obra. "O parque linear é um conceito novo em São Paulo, no Brasil. É uma obra que serve, ao mesmo tempo, para combater as enchentes e abrir caminho para o saneamento básico da região. Além disso, é uma intervenção de segurança, porque havia população morando em área de risco e hoje todas elas foram direcionadas a áreas mais seguras", disse o secretário do Verde, que lembrou a importância da intervenção urbanística também para o meio ambiente. "É também uma intervenção de acolhimento à biodiversidade, porque tudo isso vai ser arborizado. É ainda uma área de lazer e cultura para a população. Concluímos então que o parque linear é um achado: é uma área ao mesmo tempo ambiental, social e de segurança. Infelizmente o Brasil não descobriu essa intervenção urbanística há mais tempo. Muitos problemas de enchentes e de ocupações em locais de risco poderiam ter sido evitados se essa prevenção estivesse envolvida no planejamento das cidades brasileiras", concluiu. Ele ressaltou que o programa "100 Parques para São Paulo", desenvolvido pela Prefeitura, vai entregar 66 novos parques para a cidade até 2012 - destes, 20 são lineares.

Proteção da Serra da Cantareira

A área onde está sendo implantado o parque, no Jardim Damasceno, era ocupada por dois grandes assentamentos irregulares, um na encosta e outro junto ao córrego onde cerca de 600 famílias viviam em situação de risco - 69 destas famílias foram realocadas para unidades habitacionais no CDHU em Cidade Tiradentes; outras 120 receberam auxílio aluguel e aguardam a entrega de novos apartamentos no conjunto habitacional City Jaraguá. As demais receberam verba indenizatória de ajuda habitacional. A ação foi coordenada pela Secretaria de Habitação, Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia e teve apoio da Guarda Civil Metropolitana, Guarda Ambiental e Secretaria do Verde.

Na Zona Norte, um conjunto de iniciativas relativas à implantação de parques lineares e tradicionais está em andamento e deve criar zonas de amortecimento e proteção do Parque Estadual da Serra da Cantareira. Diversos investimentos vêm sendo executados pela Prefeitura, como saneamento de córregos, urbanização e remoção de favelas, além de instalação de praças e áreas de lazer.