Prefeito inspeciona cobertura da quadra em escola da Zona Norte

A área coberta inspecionada pelo prefeito nesta sexta-feira (03/07) tem 690 metros quadrados, incluindo arquibancada, e permitirá que os alunos possam praticar suas atividades físicas com mais comodidade.

Com características de região rural, o bairro Jardim Corisco, localizado na subprefeitura do Jaçanã (Zona Norte), recebeu nesta sexta-feira (3) a visita do prefeito de São Paulo, que inspecionou a cobertura da quadra poliesportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Coronel Hélio Franco Chaves. Com a conclusão da obra, agora os alunos poderão praticar suas atividades físicas com mais comodidade.

A área coberta tem 23 metros por 30 metros, totalizando 690 m², incluindo a arquibancada da quadra. Os serviços foram iniciados em dezembro de 2008 e concluídos em fevereiro deste ano.

A Secretaria Municipal de Educação investiu R$ 127 mil nas obras, que foram realizadas pelo Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb).

Ao chegar na Emef, o prefeito conheceu algumas atividades desenvolvidas como o Cantinho da Leitura, o jogo de xadrez gigante, destinado às crianças da 1ª a 8ª série - há oito anos a escola é campeã nos jogos regionais de xadrez - , e o projeto de inclusão social.

Este último projeto foi desenvolvido para auxiliar o aprendizado de alunos autistas, e será tema de reportagem neste mês de uma famosa revista especializada na área educacional.

As obras fazem parte do Programa Cobertura de Quadras das escolas da rede municipal, para que as atividades de educação física e recreativa dos alunos não fiquem prejudicadas nos dias de sol forte e chuva. Até o momento, já foram realizadas 47 obras de cobertura de quadras poliesportivas, totalizando R$ 6,4 milhões de investimentos.

A Emef Coronel Hélio Franco atende cerca de mil alunos do Ensino Fundamental I e II, além dos alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que moram nos bairros Jardim Corisco, Jardim São João e Santa Cruz do Corisco.

A escola está situada numa região antigamente ocupada por chácaras, em especial de plantações de chuchu. A unidade também fica próxima da divisa entre os municípios de Mairiporã e Guarulhos, e ao seu redor há poucas áreas de lazer, por isso, a Emef tornou-se uma opção para os moradores que aos finais de semana praticam várias atividades na quadra como futebol, basquete e handebol.

Ao término da visita, o prefeito disse que a Prefeitura está verificando a possibilidade de expandir a Emef Coronel Hélio Franco Chaves.

"Estamos fazendo o programa de manutenção em todas as escolas da rede, e nesta em especial, estamos avaliando a possibilidade de construir mais quatro salas. É a continuidade de nossas ações para que possamos oferecer aos nossos alunos uma educação melhor, com mais conforto, tranqüilidade, e mais eficiência para que as crianças possam estar bem preparadas na escolha de uma profissão".