Operação Delegada chega à Itaquera

A Operação Delegada começou a ser implantada nesta semana na região de Itaquera. Agora o distrito passará a contar com fiscalização reforçada para coibir o comércio irregular e aumentando a segurança da população local.

Nesta semana teve início em Itaquera a Operação Delegada. O programa da Prefeitura também implantado nas outras 30 Subprefeituras tem por objetivo combater o comércio ilegal de mercadorias em praças, ruas e calçadões, devolvendo os logradouros públicos aos pedestres. Na 1ª etapa da Operação Delegada, 16 subprefeituras já haviam iniciado os trabalhos de retirada das barracas, limpeza das áreas ocupadas irregularmente e vigilância com a participação de policiais militares, por meio de convênio entre Prefeitura e Estado.

As outras 15 Subprefeituras, incluída a de Itaquera, ficaram para 2ª etapa. Na última segunda-feira (9/5), a ação começou nos baixos do Viaduto Jacu-Pêssego, próximo à Rua Aureliano Barreiros; rua Flores do Piauí e Gregório Ramalho; e uma praça localizada no cruzamento das avenidas Campanella e José Pinheiro Borges (Nova Radial). Na terça-feira (10/5), a área do Metrô, outro local de grande concentração de comércio irregular ambulante, também foi ocupada por policiais militares da Operação Delegada.

A Subprefeitura de Itaquera emitiu um comunicado aos ambulantes que não possuem TPU – Termo de Permissão e Uso, na sexta-feira, dia 6, pedindo para que não fossem montadas as barracas, sob pena de apreensão. A grande maioria atendeu a solicitação, visto que o saldo parcial de apreensões da Operação Delegada em Itaquera ficou em apenas 10 lacres, num total de 50 quilos de mercadorias na rua Flores do Piauí; e cinco lacres, num total de 25 quilos de mercadorias de gênero alimentício na rua Gregório Ramalho.

A presença de policiais na área do Metrô inibiu o comércio irregular, por isso não houve apreensão. Já na área da Nova Radial, atendendo a solicitação dos agentes vistores da Subprefeitura, os ambulantes desmontaram suas barracas ordeiramente, devolvendo inclusive, uma praça à comunidade.