Prefeitura lança licitação para construção de 26,5 km de ciclovias na Zona Leste

Licitação abre concorrência para a execução do Trecho 01 do Plano de Calçadas e Cicloviários, no eixo Jardim Helena, Itaquera e Guaianases, com obras de readequação e revitalização do sistema viário entre a estação Corinthians-Itaquera e o Mercado Municipal de Guaianases

A Prefeitura de São Paulo lançou licitação para a construção de 26,5 km de ciclovias, que ligarão as estações da CPTM de São Miguel Paulista, Jardim Helena, Itaim Paulista e a Estação Corinthians-Itaquera do Metrô, na Zona Leste. Chamado de Trecho 01 do Plano de Calçadas e Cicloviários no eixo Jardim Helena, Itaquera e Guaianases, o circuito passará pelas avenidas Doutor José Artur da Nova e Marechal Tito, além de a estrada Dom João Néri e o Mercado Municipal de Guaianazes.

A previsão é de que as obras, que tem investimentos de R$ 20,7 milhões, sendo R$ 17,1 milhões liberados em setembro pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) sejam iniciadas a partir de fevereiro de 2014. Outros dois trechos das obras, 02 e 03, que incluem serviços de melhoria da malha viária e complementares nos distritos de São Miguel Paulista e Jardim Helena, já estão contratados e as obras deverão ser iniciadas ainda neste mês. A previsão de entrega dos dois trechos é para janeiro.

Segundo a Pesquisa Origem Destino do Metrô de 2007, o Jardim Helena possui o maior número de usuários de bicicleta do município e conta com uma das maiores integrações com o sistema metroferroviário, já que o deslocamento para o trabalho aparece como um dos principais motivos das viagens realizadas. O distrito ocupa também o topo do ranking dos acidentes fatais envolvendo ciclistas. Por conta disso, o projeto criado em 2007 pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foi retomado nesta gestão, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras.

O Programa de Metas 2013-2016 prevê a criação de 400 km de vias para a bicicletas ou cicláveis em toda a cidade, incluindo ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas.

FUNDURB

O Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) é um fundo de natureza contábil vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU). Os recursos são aplicados com a finalidade de apoiar ou realizar investimentos destinados a concretizar os objetivos, diretrizes, planos, programas e projetos urbanísticos e ambientais integrantes ou decorrentes do Plano Diretor Estratégico (PDE).

A questão da ampliação e melhora dos sistemas de mobilidade está presente no PDE vigente e o Projeto de Lei de Revisão do Plano Diretor Estratégico (PL 688/13), atualmente, em discussão na Câmara Municipal. O novo plano prevê a melhoria e complementação com a integração entre os sistemas de transporte coletivo, viário, cicloviário e de circulação de pedestres, dotando-o de condições adequadas de acessibilidade universal e sinalização.

O Projeto de Lei indica também que o plano de desenvolvimento do bairro deverá definir propostas para tornar o sistema viário o mais propício e seguro possível para a circulação de bicicletas, além de prever um sistema cicloviário local, articulado com o sistema de transporte coletivo, áreas verdes e principais equipamentos urbanos e sociais.