Prefeito diz que Controladoria e Polícia atuam de forma integrada para combater corrupção

Atuação conjunta entre CGM, Ministério Público e Polícia Civil resultou na prisão de 11 servidores envolvidos em casos de corrupção neste ano. Prefeito Fernando Haddad disse que parceria é fundamental para o sucesso das operações

O prefeito Fernando Haddad reiterou nesta sexta-feira (22) que a Controladoria Geral do Município (CGM) tem atuado de forma integrada com a Polícia Civil no combate a casos de corrupção dentro da administração municipal. “Existe um grupo, uma agência do Governo do Estado, de atuação integrada de combate à corrupção, no qual a Polícia Civil faz parte”, afirmou Haddad, durante a solenidade de lançamento da ‘Operação Chuvas de Verão’, no CEU Jaguaré.

Apenas neste ano, as ações da CGM, em parceria com a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual, já resultaram nas prisões de 11 servidores acusados de envolvimento com casos de corrupção. Quatro deles foram presos no dia 30 de outubro, durante a Operação Necator, por envolvimento na cobrança de propina para a emissão de guias do ISS. “Fomos bem sucedidos, conseguimos descobrir uma quadrilha que operou durante cinco anos na Prefeitura. Descobrimos em 90 dias de trabalho da controladoria”, citou Haddad.

De acordo com o prefeito, todo e qualquer indício de irregularidade é encaminhado para a Polícia Civil e para o Ministério Público Estadual para apuração. “A Prefeitura nunca teve êxito no combate à corrupção. É a primeira vez que tem”, disse Haddad, citando as prisões realizadas este ano na cidade.

Contratações
A intenção da Prefeitura para o próximo ano, segundo Haddad, é ampliar o trabalho da Controladoria na capital. Na tarde de ontem (21) o prefeito anunciou que enviará para a Câmara Municipal um projeto de lei que propõe a criação de cargos de carreira pública dentro da CGM para fortalecer o trabalho do órgão no combate à corrupção.

O objetivo é lançar no próximo ano concurso público para a contratação de 100 auditores municipais de controle interno, com dedicação exclusiva à função. O concurso será voltado para o nível superior, com foco nas formações nas áreas da saúde, engenharia e informática.