Comunicação e tecnologia são temas de congresso de Telemedicina e Telessaúde

Evento contou com a participação da primeira-dama e coordenadora da Política para a Primeira Infância, Ana Estela Haddad

O uso de novas tecnologias de comunicação para disseminar a cultura de educação em saúde foi o tema de um fórum realizado nesta sexta-feira (22), na Faculdade de Medicina da da Universidade de São Paulo (USP), durante o 6º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde. O fórum ‘Comunicação e Saúde’ apresentou a jornalistas e profissionais de comunicação ferramentas que podem ser utilizadas em rede para levar ao público, informações sobre prevenção de doenças, adoção de práticas saudáveis e conscientização para a qualidade de vida.

Durante o evento, foi lançado pela equipe da Disciplina de Telemedicina da USP, o portal de serviços ‘eCare - Saúde Total’ (ecare.saudetotal.org.br) que reúne conteúdos multimídias e espaços interativos para ajudar jornalistas na produção de pautas que traduzam o conhecimento científico em uma linguagem mais simples e acessível.

A primeira dama e coordenadora da Política para a Primeira Infância, Ana Estela Haddad, que é professora do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da USP, ressaltou a importância da comunicação dentro da Saúde. Ana Estela valorizou o debate do tema em um espaço como o congresso, diante de profissionais da área.

“A Saúde tem avançado no experimento e no uso das tecnologias, dentro da comunicação, mas existe um desafio muito grande. Nas áreas do jornalismo e outras áreas, o uso das redes é muito intenso e talvez, mais abrangente e avançado do que a gente pode fazer na Saúde, onde temos que caminhar um pouco mais devagar, por causa das especificidades que traz”, comentou Ana Estela. “O potencial é imenso e enfim, é uma área que está crescendo muito e se consolidando muito no País”, disse.

Além de a primeira-dama, participaram do fórum ainda profissionais como o presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms), Chao Wen, o especialista em gestão do conhecimento em mídias audiovisuais, Diogo Miranda e a coordenadora de Comunicação Digital e de Relacionamento em Saúde, Vanessa Haddad.

“Teleconferência não é telemedicina. Médico falando não é telemedicina. O uso de uma rede de logística para melhorar a saúde é telemedicina”, afirmou Wen. “Precisamos aproximar mais a educação em saíde ao cotidiano das pessoas e a aposta para fazer isso está na comunicação”, explicou o presidente CBTms, Chao Wen.

Congregação

Na manhã desta sexta-feira, também na faculdade de medicina da USP, o prefeito Fernando Haddad participou da Reunião da Congregação da faculdade. Ao lado do secretário Municipal da Saúde, José de Filippi Junior, o prefeito debateu com profissionais da área as medidas para melhoria da saúde pública na Capital e em todo o País. Haddad falou sobre as parcerias do município com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, financiamento do setor, além de ressaltar investimentos previstos no Programa de Metas 2013-2016: a construção de novos hospitais e a Rede Hora Certa.

Fotos I
Crédito: Fábio Arantes/SECOM

Foto 1 – Prefeito participou de reunião da Congregação da Faculdade de Medicina da USP

Foto 2 – Secretário municipal de Saúde, José de Filippi, também prestigiou o evento

Foto 3 – Haddad falou sobre parcerias para o financiamento da saúde na cidade

Foto 4 – Professores de medicina puderam questionar o prefeito sobre dificuldades que enfrentam na cidade

Fotos II
Crédito: Heloisa Ballarini/SECOM

Foto 1 - Chao Wen apresentou ferramentas de comunicação para a Saúde

Foto 2 - Ana Estela ressaltou a importância da educação em saúde e mídia

Foto 3 - Primeira dama elogiou espaço para debates com jornalistas

Foto 4 - Chao Wen, Diogo Miranda e Vanessa Haddad