São Paulo terá 300 km de faixas exclusivas até dezembro

Com a conclusão dos 220 km previstos no início de outubro, a Prefeitura anunciou a ampliação das faixas para 300 km até o fim deste ano. Ação possibilitou aumento de 48,1% na velocidade média dos coletivos

A Prefeitura ampliará para 300 quilômetros o total de faixas exclusivas para ônibus implemementados neste ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. Até o momento, 243 km foram instalados em todas as regiões da cidade na “‘Operação Dá Licença para o Ônibus’. 

Segundo Jilmar Tatto, a ação já aumentou a velocidade média dos coletivos, que passou de 13,8 Km/h para 20,4 Km/h. s dados também indicam que um deslocamento que antes era realizado em uma hora, agora é feito em 33 minutos.

O objetivo no Programa de Metas 2013-2016 previa a implantação de 150 quilômetros de vias exclusivas para o transporte público até 2016. No entanto, em junho, durante protestos pela melhoria do transporte público, o prefeito Fernando Haddad ampliou a meta para 220 quilômetros até dezembro.

Radares

Além disso, até janeiro de 2014 as faixas contarão com 240 radares exclusivos para registrar o desrespeito à faixa. Com isso, os agentes ficam liberados para outras ações na operação de trânsito. A implantação dos equipamentos já foi iniciada.

No momento seis pontos já operam com o novo sistema: Av. Aricanduva, próximo à R. Funilândia ( Sentido Marginal/São Mateus ); Av. Aricanduva, alt. do nº 12.011 (Sentido São Mateus/Radial Leste); Rua Melo Freire, oposto à RuaTuíuti (Sentido Centro ), Av. Itaquera, próximo à Av. Sylvio Torres (Sentido Itaquera/Radial Leste); Av. Cruzeiro do Sul, 65 metros após o n.° 400 (Sentido Bairro); Rua Teodoro Sampaio nº 1.316 (sentido Centro).

Novos trechos
Os novos trechos de faixas que serão implantados contemplam locais como:

- Av. Antártica / Av. Sumaré / Av. Paulo VI
- Av. Corifeu de Azevedo Marques
- Av. Jaguaré / Av. Queirós Filho
- Trechos 4 e 5 da Rótula Central
- R. Vergueiro / Av. Prof. Noé Azevedo
- Av. Zaki Narchi
- Avenida do Orfanato
- Avenida Vila Ema
- Avenida Lins de Vasconcelos

A CET já estruturou os projetos de 280 Km, dos 243,4 Km já implantados. O restante começou a ser viabilizado nesta semana.

Abaixo o mapa da malha existente para o transporte coletivo:

Velocidade nas faixas
A CET atualizou o estudo de velocidade média nas faixas exclusivas implantadas em 2013. O estudo contemplou um universo de 217,3 Km de faixas exclusivas. A medição utilizou como referência o início de implantação de cada eixo de faixa até o dia 7 de outubro em comparação com o mesmo período anterior das ativações.
O aumento médio foi de 48,1%, ou seja, de 13,8 Km/h para 20,4 Km/h. “As calibragens ainda estão sendo feitas. Se levarmos em consideração os dados estatísticos, podemos dizer que o aumento da velocidade foi extremamente satisfatório. Mas o nosso objetivo é manter a velocidade dos coletivos sempre acima da nossa média referencial. Por isso estamos intensificando o trabalho nos locais onde a performance ficou abaixo de 20 Km/h”, explicou Tatto.


Legenda: GET SUL (Gerência Sul), GET SO (Sudoeste), GET OE (Oeste), GET SE (Sudeste), GET LE (Leste), GET CN (Central), GET NO (Noroeste) e GET MB (Marginais).

O secretário também anunciou que estão sendo feitas obras de readequação viária em 111 locais para diminuir os gargalos de trânsito na cidade e melhorar a circulação de todos os veículos que utilizam o espaço urbano da Capital. Um exemplo prático é o estudo desenvolvido para a avenida Sapopemba. No trecho entre a avenida Barreira Grande e a Praça Geraldo Mendes estamos propondo um corte na calçada. Com isso, a largura da rua ficará com 9,5 metros, ou seja, 1 metro a mais do que existe hoje no local.