São Paulo implementa 150 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus

Com a criação de sete novas faixas nesta segunda-feira (9), a Prefeitura atingiu a meta inicial de implantar 150 km de faixas exclusivas prevista no Programa de Metas 2013-2016

A cidade de São Paulo atingiu nesta segunda-feira (9) a marca de 150 quilômetros de faixas exclusivas implantadas desde o início do ano. Em oito meses de gestão, a Prefeitura concluiu a meta inicial de novas vias prevista no Programa de Metas 2013-2016 para os quatro anos de governo. Por determinação do prefeito Fernando Haddad, essa meta foi ampliada e entrarão em operação mais 70 km de faixas, somando um total de 220 km até o final de 2013.

Por meio da Operação Dá Licença para o Ônibus, foram inaugurados nesta segunda sete novos trechos de vias destinadas a aumentar a velocidade do transporte coletivo nas zonas Sul e Leste da Capital, somando 9,9 km de extensão. Foram implantadas faixas nas avenidas Ragueb Chofi, Amador Bueno e Nordestina, na Zona Leste, nas ruas Pedro de Toledo, Clímaco Barbosa e na avenida Dom Pedro, na Zona Sul. A avenida Imirim também ganhou um novo trecho de faixas.

Zona Leste
A avenida Ragueb Chofi ganhou 3,5 km de faixas exclusivas à direita, no trecho entre a avenida Aricanduva e a rua Bento Guelfi. A via funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e das 17h às 20h, em ambos os sentidos.

No sentido Centro da Ragueb Chofi, no trecho entre a Bento Guelfi e a Jacu Pêssego, circulam 24 linhas de ônibus, transportando 225.006 passageiros por dia. No trecho entre a Jacu Pêssego e a Aricanduva, no mesmo sentido, circulam 23 linhas, transportando 215.408 passageiros. No sentido bairro, entre a Aricanduva e a Jacu Pêssego, circulam 23 linhas que transportam 215.408 usuários. Entre a Jacu Pêssego e a Bento Guelfi, circulam 22 itinerários com 223.487 passageiros por dia útil.

A avenida Amador Bueno da Veiga, na Penha, ganhou 1,3 km de faixa exclusiva à direita de segunda a sexta-feira, no sentido Centro, das 6h às 9h, e no sentido Bairro, das 17h às 20h. No sentido Centro, a faixa é operada entre avenida São Miguel e a rua Enéas de Barros e em direção ao bairro, entre a praça Micaela Vieira até a pua Francisco Coimbra e entre a ruas Embiruçu e a Evans. Pela via circulam 33 linhas de ônibus que beneficiam 193.391 passageiros.

Na avenida Nordestina foram implantados 1,2 km de faixas à direita, distribuídos em dois trechos distintos com 600 metros de extensão cada um. No sentido Guaianazes, a via exclusiva vai da Praça do Forró até a avenida Pires do Rio e depois, entre as ruas Coleirinha e Manuel da Silva Leão. No sentido Marechal Tito, é operada da Manuel Silva até a Coleirinha. A exclusividade vale de segunda a sexta-feira das 17h às 20h no sentido Guaianazes e das 6h às 9h no sentido Marechal Tito.

Zona Sul
Na Vila Mariana, foram inauguradas 500 metros de faixas exclusivas na rua Pedro de Toledo, entre a rua dos Otonis e a avenida Professor Ascendino Reis. A via funciona das 6h às 22h de segunda a sexta-feira. Na Pedro de Toledo, sentido Bairro circulam 14 linhas, transportando aproximadamente 232.822 passageiros por dia.

Na rua Clímaco Barbosa, no Cambuci, entraram em operação mais 1,1 km de faixa exclusiva à direita entre a rua da Independência e o Largo do Cambuci. A exclusividade vale de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h. No fim do mês passado, a região já havia ganhado 2,2 km de faixas nas ruas Lavapés e Independência. Pela Clímaco Barbosa circulam 17 linhas de ônibus, que beneficiam 158.206 passageiros diariamente.

Próximo dessa região, foram implantados mais 900 metros de faixas exclusivas à direita na avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, no trecho entre a Rua da Independência e a Mariano Procópio, em ambos os sentidos. Os ônibus têm exclusividade de segunda a sexta-feira das 6h às 9h no sentido Centro e das 17h às 20h no Bairro. No local, circulam 14 linhas no sentido Centro, transportando 110.954 passageiros por dia no pico Manhã. Já no pico Tarde, em direção ao bairro, passam 10 linhas de ônibus com 74.959 usuários diariamente.

Zona Norte
Na avenida Imirim foram implantados 1,4 km de faixa exclusiva para ônibus, no trecho entre a rua Quirinópolis e a Praça Lions Clube, na avenida João Marcelino Branco. A nova faixa funciona de segunda a sexta-feira, no sentido Centro, das 6h às 9h e no sentido Bairro, das 17h às 20h. No sentido Centro, circulam 14 linhas de ônibus, que transportam 142.353 passageiros por dia e no sentido contrário, circulam 11 linhas que transportam 123.081 pessoas diariamente.