Faixas exclusivas incentivam novo modelo de mobilidade urbana

Desde janeiro, 100,5 km de faixas exclusivas para ônibus foram instaladas na cidade. No corredor Norte-Sul a velocidade dos ônibus aumentou em até 58,8% no sentido Centro

Entraram em operação nesta segunda-feira (5) mais 10,4 km de faixas exclusivas para ônibus na capital. O novo trecho foi instalado no Corredor Norte-Sul, com o objetivo aumentar a velocidade do transporte coletivo entre o Túnel do Anhangabaú e a avenida Washington Luís. Com este acréscimo, a cidade passa a contar com 100,5 km a mais de vias em que os ônibus têm prioridade de circulação.

A medida pretende incentivar um novo modelo de mobilidade urbana em São Paulo, com a valorização do transporte público. Os primeiros resultados positivos no Corredor Norte-Sul já foram verificados. Segundo estudo preliminar, a velocidade dos ônibus no trecho aumentou até 58,8% no sentido Centro, no pico da manhã, saltando de 15,16 km/h para 24,08 km/h. No sentido bairro, a velocidade média dos coletivos aumentou 30%, saindo de 17,32 km/h para 22,52 km/h. A maior rapidez beneficia mais de 460 mil passageiros por dia.

Na próxima segunda-feira (12) está prevista a implantação de mais uma etapa da faixa exclusiva do Corredor Norte/Sul. Os ônibus terão espaço reservado nas avenidas Washington Luís, Interlagos e Teotônio Vilela, desde a altura da avenida Roberto Marinho até a avenida Atlântica. A primeira fase das intervenções entrou em operação na segunda-feira passada (5), com 2,1 km entre as ruas Paineiras do Campo e Carlos de Souza Nazaré.

Além do Corredor Norte-Sul, a Prefeitura implantou faixas para ônibus em outras grandes vias, como as marginais Tietê e Pinheiros e a avenida Paulista.

O Programa de Metas 2013-2016 prevê a implantação de 150 km de faixas exclusivas e 150 km de corredores de ônibus em quatro anos. Com aporte financeiro da Prefeitura, a expectativa é entregar 220 km de faixas até o fim deste ano. Na última quarta (31), a presidenta Dilma Rousseff anunciou investimentos de R$ 8 bilhões na Capital, para obras de drenagem, recuperação de mananciais e mobilidade urbana, que incluem a construção de 99 km de corredores de ônibus. Atualmente, existem 212,25 km de faixas exclusivas de ônibus à direita.

Estudo
Segundo estudo divulgado nesta terça-feira (6) no Diário Oficial do Município, a cidade apresentou em 2012 um aumento no índice de lentidão, em relação a 2011. O maior avanço foi no horário entre picos (10h30 às 16h30), em que foi registrado um crescimento de 59%, com média de 46 km de trânsito. No pico da manhã (7h às 10h) o aumento foi de 17%, com lentidão média de 68 km. Já no pico da tarde, a lentidão ficou 19% maior, com a média de 92 km. Os maiores índices de lentidão acorrem às 19h, quando há a média de 107 km.

Os dados integram a 15ª Avaliação da Operação Horário de Pico referente ao ano de 2012, elaborado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A pesquisa periódica tem como objetivo avaliar o rodízio municipal de veículos. A publicação mostra que em dezembro de 2012 mais de 7 milhões de veículos estavam registrados na cidade, que tem taxa de motorização de 64,7 veículos para cada 100 habitantes. Desde 1997, este índice aumentou 40%.

Em relação ao rodízio, a CET verificou que na área de restrição de circulação, interna ao Minianel Viário, o volume médio de veículos ainda não atingiu os patamares verificados antes de 1997, quando iniciou a Operação Horário de Pico. No período da tarde, os resultados da média da velocidade no horário proibido (17h às 20h) indicaram, comparados aos valores obtidos em 2011 (7,6 km/h), uma leve recuperação com a obtenção de 9,7 km/h. Em 2012, em média 90% dos motoristas respeitaram o rodízio pela manhã e 84% pela tarde.

Nas vias de trânsito rápido houve uma redução média da velocidade de circulação de cerca de 14%, em comparação a 2011. No pico da manhã, a queda foi de 48 km/h para 42 km/h, enquanto no pico da tarde a diminuição foi de 26 km/h para 22km/h. Nas vias arteriais a circulação também está mais lenta em torno de 10%, com velocidade média de 23km/h no pico da manhã e de 15km/h no pico da tarde.

Mais detalhes do estudo estão disponíveis no Diário Oficial do Município