Estaiadinha: Prefeitura e moradores firmam acordo para desocupação de terreno

Famílias deverão apresentar até quinta-feira uma proposta de desocupação do terreno localizado na Marginal Tietê

A Prefeitura de São Paulo firmou acordo com o Movimento Sem Teto Busca e Dignidade, que representa os ocupantes do terreno localizado embaixo da ponte Orestes Quércia (Estaiadinha), na Marginal Tietê. Em reunião realizada nesta segunda-feira (22), as famílias assumiram o compromisso de apresentar até as 18h da próxima quinta-feira (25) uma proposta de desocupação e entrega do terreno.

“Nós entendemos que é sempre bom o diálogo, até para que haja uma compreensão de que não é nenhum gesto contra. É um gesto de proteção. Ali o risco de incêndio é grande, tem a questão da estrutura da ponte que pode ficar comprometida se houver qualquer ocorrência. É uma questão primeiro de segurança deles próprios. E, em segundo lugar, trata-se de uma área pública e imprópria para a construção de moradias”, afirmou o prefeito Fernando Haddad na manhã desta terça-feira.

As famílias foram cadastradas pela Secretaria Municipal de Habitação nos dias 21 e 22 e serão incluídas em programas habitacionais, desde que enquadradas nos critérios estabelecidos nestes projetos. O movimento se comprometeu a apresentar, inclusive, uma lista das famílias cadastradas que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social para análise e eventual atendimento emergencial pelo município.

Participaram da reunião os secretários José Floriano (Habitação), João Antônio (Relações Governamentais) e Roberto Porto (Segurança Urbana) e o subprefeito da Sé, Marcos Barreto. Três representantes do Movimento Sem Teto Busca e Dignidade assinaram o acordo: Milena Alves de Araújo, Marcelo Nunes de Souza e Anderson Lima Barbosa.

Terreno
A ocupação irregular da área embaixo da ponte Estaiadinha começou há pouco mais de 15 dias. A via liga a avenida do Estado à Marginal Tietê, no sentido Rodovia Castello Branco. O local, que tinha cerca de 20 barracas há duas semanas, passou a contar com mais de 500 até o início desta semana. A ponte foi inaugurada em julho de 2011.