Defesa Civil capacita operadores de radiocomunicação

Curso buscou apresentar aos agentes a tipologia das ocorrências e os procedimentos operacionais específicos de atuação

Entre os dias 1º e 3 de julho, 114 agentes da Defesa Civil foram capacitados em técnicas de radiocomunicação, na sede da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Também participaram das atividades alguns Coordenadores Distritais da instituição, que puderam conhecer a estrutura e o funcionamento das operações de radiocomunicação da Defesa Civil da cidade de São Paulo.

O curso buscou apresentar aos agentes a tipologia das ocorrências e os procedimentos operacionais específicos de atuação em cada uma delas. Também foram abordadas as técnicas de comunicação e linguagem utilizadas pelos operadores. O curso foi desenvolvido com atividades teóricas e um simulado de ocorrência, em que os agentes puderam por em prática o que aprenderam em sala de aula.

Os operadores de radiocomunicação desempenham papel fundamental na Defesa Civil, eles são responsáveis por receber as ocorrências da central 199 e acionar os agentes operacionais. Cabe também a esses operadores receber as atualizações de dados vindos dos locais das ocorrências e repassá-las à Coordenadoria de Defesa Civil. A rapidez e a precisão dessas informações possibilitam manter a população informada e salvar vidas.