Feira do Trabalho atende 3 mil pessoas em dois dias

Serviço mais procurado é a intermediação de mão de obra. Até 24 de maio, trabalhadores poderão candidatar-se a mais de 6 mil vagas de emprego

Somente na manhã desta terça-feira (14) mais de 1.300 pessoas procuraram os serviços da Feira do Trabalho, que ocorre até 24 de maio no Vale da Anhangabaú, no Centro. O atendimento mais procurado é a intermediação de mão de obra. Empresas parceiras estão recrutando pessoal para mais de 6 mil vagas. No total, mais de 3 mil pessoas foram atendidas nos dois primeiros dias da feira.

“A Prefeitura quer mostrar que existem oportunidades. Esta feira é uma chance muito grande para as pessoas que estão em busca de um trabalho e ao mesmo tempo nós temos um forte apoio ao empreendedorismo. Estamos trabalhando também com a qualificação para que as pessoas ocupem as oportunidades que existem”, explicou o secretário Eliseu Gabriel (Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo)

A expectativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) é de que a feira alcance a marca dos 20 mil visitantes até seu término. O evento ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e disponibiliza também emissão de documentos, formalização de empreendedores e regularização do nome no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

O espaço de 700m² conta com estrutura de salas e auditório específicos para entrevista e outras etapas de seleção. A contratação poderá ser realizada no próprio local e as empresas parceiras são de setores como supermercadista, fast-food, portaria, limpeza e callcenter. Entre as vagas estão oportunidades para pessoas com deficiência. Além das empresas participantes do evento, o trabalhador também poderá candidatar-se às vagas oferecidas no Sistema Mais Emprego, disponíveis nos Centros de Apoio ao Trabalho (Cats).

Outros serviços deste equipamento, como emissão de Carteira de Trabalho e habilitação ao seguro desemprego, estarão disponíveis em 7 vans do Cat Móvel. O público poderá ainda agendar conciliação no Pacet (Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador) para regularização do nome no SCPC. Cursos e palestras ocorrerão durante todo o período da feira com o objetivo de preparar o público para o mercado de trabalho.

Os trabalhadores poderão inscrever-se e participar do programa Mais Talento e das oficinas do Programa Orientação para o Trabalho. Estão disponíveis também vagas em cursos do Pronatec, em áreas como torneiro mecânico, soldador, padeiro, copeiro, confeiteiro, web designer, costureira, desenhista de modas, auxiliar administrativo, entre outras.

Os empreendedores individuais terão disponíveis serviços de formalização, orientação e emissão de documentos como Certificado do MEI, Carnê de Pagamento Mensal, Carnê de Pagamento Vencido, Comprovante de Inscrição e de situação cadastral (CNPJ) ou Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM). Haverá ainda 50 vagas para o Curso Básico de Empreendedorismo, promovido pela Academia de Microfinanças – Banco Confia. Durante o evento serão formadas duas turmas, com aulas que ocorrem em 4 encontros, com três horas por dia.

Informações completas sobre os dias e horários das palestras, cursos de capacitação e dos processos seletivos estão disponíveis no

blog do evento

FOTOS
Os arquivos ficarão disponíveis para download durante 1 mês. O crédito da foto deve ser Fábio Arantes / SECOM.

Foto 1 - Feira do Trabalho acontece até 24 de maio no Vale do Anhangabaú

Foto 2 - Vans do CAT Móvel prestam serviços de emissão de documentos e inscrição em cursos

Foto 3 - Somente nesta manhã mais de 1500 pessoas foram atendidas na feira

Foto 4 - Feira oferece inscrição em cursos e oficinas de capacitação profissional

Foto 5 – Expectativa é de que 20 mil pessoas participem do evento

Foto 6 - No primeiro dia de atendimento, 720 pessoas candidataram-se a processos seletivos

Foto 7 -
Empresas parceiras oferecem mais de 6 mil vagas de trabalho

Foto 8 - Secretário Eliseu Gabriel fala sobre as oportunidades para empreendedores

Foto 9 - Secretário comvida os trabalhadores a participarem de cursos de capacitação