Haddad testa sistema de confirmação de consultas

O prefeito visitou nesta sexta-feira (15) o call center da Hora Certa e conversou com pacientes por telefone. Atendentes confirmam presença em exames e consultas agendados, além marcar procedimentos da primeira ação concentrada do programa

O prefeito Fernando Haddad testou nesta sexta-feira (15) o sistema de confirmação por telefone de consultas médicas e exames durante visita ao call center da ação Hora Certa. O prefeito conversou com duas pacientes que receberam telefonemas para confirmar presença nos exames ginecológicos da primeira ação concentrada do programa.

“Eu falei com duas pessoas, uma que esperava seis meses por um exame e outra que esperava por um mês. As pessoas ficam muito surpresas ao receber um telefonema da Prefeitura, agendando ou lembrando do agendamento”, explicou Haddad. “Nós estamos desenvolvendo um projeto que vai se estender a todos os serviços do SUS no que diz respeito a consultas e exames. Nós vamos oferecer todas as condições tecnológicas para que o usuário possa melhorar o seu próprio atendimento”, afirmou.

Desde fevereiro, a administração municipal adotou o procedimento de entrar em contato com os pacientes, para confirmar presença em consultas e exames. Dois dias antes da data do atendimento, é também enviada uma mensagem SMS, lembrando o local, dia e horário marcados. Entre abril e maio, será ativada a possibilidade de receber chamada, para gerenciamento de agendamentos.

A equipe de 160 operadores realiza em média 12.500 ligações por dia. Desde que o procedimento foi adotado, foram 222.594 telefonemas. No mesmo período, 65.738 pessoas receberam os lembretes via SMS. Neste novo sistema, é importante que a população atualize seu cadastro junto às unidades de saúde.

“Temos algo em torno de 25% de absenteísmo no sistema de saúde. O número de faltas onera o sistema. Para diminuir a espera, queremos ter a fila organizada por um lado e também novos serviços contratados pela ação Hora Certa”, disse Haddad.

O programa tem como objetivo combater as filas para consultas, exames e cirurgias eletivas. De forma emergencial, convênios são organizados para atenuar as situações mais graves. A primeira ação concentrada irá realizar 90 mil exames de mamografia, ultrassom transvaginal e de mamas, ao longo de três meses. Estes exames de imagem são os três mais demandados na cidade.

Caso o usuário esteja na fila por atendimento, o telefone também é utilizado para informar datas e horários para a marcação de consultas e exames na ação concentrada. Em uma semana, mais de 16 mil mulheres já foram contatadas pela Secretaria Municipal de Saúde e marcaram seus exames.

Os procedimentos das ações concentradas serão realizados na rede já existente, em unidades de saúde municipais ou de parceiros. “Nós temos contratados 27 lugares e aproximadamente 8 organizações que estão dando conta destes exames a mais”, explicou o secretário José Fillipi Júnior (Saúde).Os investimentos no programa Hora Certa são uma parceria com o Ministério da Saúde, com recursos de R$ 120 milhões por ano.

Além das ações concentradas, a Rede Hora Certa instalará novas unidades, que integrarão clínica de especialidades, centro cirúrgico e de exames por imagem.

FOTOS

O crédito da foto deve ser Cesa Ogata/Secom

Foto 1 - Call center da rede Hora Certa realiza 12.500 ligações por dia

Foto 2 - Prefeito cumprimenta atendente durante visita ao call center

Foto 3 - Operador explica ao prefeito os procedimentos para atendimento

Foto 4 - Ação de gestão tem como objetivo reduzir as filas para exames e consultas

Foto 5 - Prefeito conversa com uma das pacientes da ação Hora Certa

Foto 6 - Haddad conhece instalações de atendimento telefônico da Secretaria de Saúde