Formação de professores é prioridade na Educação

Durante evento que discutiu métodos de aprendizagem, prefeito reafirmou o compromisso do seu plano de governo em investir na formação do professor, além de ampliação da rede de CEUs e de creches na capital.

O prefeito Fernando Haddad apontou a formação dos professores do ensino básico como o ponto mais fraco dos quatro pilares (financiamento, gestão, avaliação e formação) do Plano do Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado por ele como ministro em 2007. De acordo com o prefeito, para corrigir esse déficit é preciso investir em novos centros de formação com a criação de 31 pólos do programa Universidade Aberta na capital paulista. Haddad apresentou essa avaliação na terceira edição da série de diálogos “O Futuro se Aprende”, do Instituto Inspirare, nesta manhã (18).


Haddad reiterou que a Educação na cidade de São Paulo está defasada em relação aos indicadores nacionais. "Não é razoável a cidade estar em 34º lugar na região metropolitana, que tem 39 municípios", disse.


“A ideia é utilizar os espaços existentes nos CEUs para a formação inicial e continuada dos professores. Para isso, vamos contar com cursos oferecidos pelas universidades estaduais e federais que fazem parte do programa Universidade Aberta”, disse o prefeito.


Haddad também anunciou que pretende convocar uma reunião de reitores de universidades federais e estaduais de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com o objetivo de assegurar a cessão dos cursos de formação inicial e continuada para os pólos da UAB em São Paulo.


Hoje, São Paulo não oferece pólos da UAB (Universidade Aberta do Brasil) nem bolsas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). "O PIBID é um dos programas com maior relevância à educação básica. Ao aproximarmos a universidade da escola pública, o jovem docente ganha experiência, e a escola é incitada a avaliar o seu projeto pedagógico", explicou o prefeito.


O prefeito também falou sobre sua proposta de ampliação da rede de CEUs – Centros de Educação Unificada, e da implantação do programa Mais Educação, de educação em tempo integral.