Prefeitura inaugura 13ª unidade do Centro de Apoio ao Trabalho na região de São Mateus

O CAT São Mateus I é a 13ª unidade do programa e tem capacidade para atender 11 mil pessoas por mês. O novo CAT oferecerá habilitação do Seguro Desemprego, inscrições em cursos e em vagas de emprego e contará também com um posto do Pacet.

O prefeito de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira (10/11), o Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) São Mateus I. Localizada na Zona Leste, a 13ª unidade do programa tem capacidade para atender 11 mil pessoas por mês. Na solenidade de inauguração do novo equipamento, o prefeito fez um balanço dos serviços prestados pelos CATs na cidade.

"Minha avaliação é a melhor possível. São 13 CATs fixos até agora. A meta até o final do ano é atingir 20 unidades. Nós atendemos aproximadamente 1 milhão de pessoas e podemos ultrapassar esse número. E o que é importante: temos um atendimento com qualidade. As pessoas vêm buscar soluções para problemas do campo social, como a falta de emprego ou de documento. Aqui elas têm acolhida e orientação", disse o prefeito.

De acordo com o chefe do Executivo Municipal, o avanço dos CATs visa "enraizar o serviço na cidade de São Paulo". "Estamos realmente conseguindo isso de uma maneira bastante eficiente, em especial nas regiões menos favorecidas da cidade", observou o prefeito.

Assim como o prefeito, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho elogiou os resultados obtidos pelo programa e anunciou um novo equipamento: um CAT móvel com maior dimensão, que terá os mesmos serviços prestados que um CAT fixo.

"Este equipamento vai atender as regiões mais carentes da cidade por um período de até três meses. A idéia é ter em todas as regiões da cidade um equipamento como esse, que presta um serviço muito grande para a população trabalhadora de São Paulo", afirmou o secretário, lembrando que a Prefeitura entregará até o fim deste ano o CAT São Mateus II, que ficará instalado na sede da subprefeitura da região.

CAT São Mateus I

O CAT São Mateus I possibilita aos trabalhadores que tirem a primeira ou a segunda via da Carteira de Trabalho, habilitem-se ao Seguro Desemprego, façam inscrições em cursos e encontrem oportunidades de emprego. Além disso, a população terá o serviço do Posto de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador (Pacet), que auxilia no acordo entre os inadimplentes e os estabelecimentos comerciais e bancários.

A unidade também terá laboratório de informática, onde serão ministrados cursos de informática para o mercado de trabalho. Cerca de 30 funcionários atenderão no local. O CAT São Mateus I funcionará na Avenida Mateo Bei, 1.641, de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h. Para utilizar o serviço é necessário apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho.