Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Unidades de Conservação passam a contar com novos representantes nos Conselhos Gestores
Fotografia por: Acervo SVMA
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) empossou novos representantes da sociedade civil para os Conselhos Gestores de três Unidades de Conservação: as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Capivari-Monos e Bororé-Colônia, e o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo. As posses das APAs foram realizadas no dia 4 deste mês, na Estância e Parque Ecológico das Águas, enquanto a cerimônia do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo foi realizada no dia 12, na sede do Parque.
A APA Capivari-Monos passou a contar com 9 conselheiros titulares, entre eles Vera Helena Roso (Curucutu Parques Ambientais), Jorge Luiz Pereira Pinto (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), Luís Eduardo Gomes da Costa (SOS Marsilac), Severino Carlos de Souza (ACHAVE), Paulo Victor Leal dos Santos (Instituto Mix Cidade Dutra), Phillipe da Silva Vieira (SINDEGTUR-SP), Joacir Magini (Recanto Magini), Giuliano Alberto Prado (Selva SP Ecoaventuras) e Miguel Naghirniac Neto (Águias da Serra).
A APA Bororé-Colônia nomeou 11 conselheiros titulares, representando diferentes segmentos da sociedade civil. Foram empossados Bruno Frões Bermudes (ACOPLO), Juliana de Souza Azevedo (Universidade Federal de São Paulo), Jaison Pongiluppi Lara (Associação dos Moradores da Ilha do Bororé), Lia Góes de Moura (COOPERAPAS), Helena da Silva Novais (Cooperativa do Cocaia), Josanias Castanha Braga Junior (Econautas Ecoturismo), Regina Baptista (Associação Comunitária Pequeno Príncipe), Francisco de Paulo Ferreira Almeida Júnior (Francisco de Paulo - ME), Antonio Carlos Pereira Silva (Associação de Moradores da Chácara Santo Amaro), Lucas Moraes Pereira Lima (Instituto Sociocultural Colônia Alemã) e Vanderléa Rochumback Dias (Colônia de Pescadores Z 17 Orlando Feliciano).
Já a posse do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo nomeou 8 conselheiros titulares. Foram designados Abrahão Rivadavia Gonçalves Bonfim (ONG Rivadavia), Elaine Correia da Cunha Freire (Associação de Moradores do Parque Savoyzinho), Fernanda de Carvalho Tavares (Casa do Catador), Letícia Roberta Amaro Trombeta (Universidade Federal de São Paulo), Amanda Martins Jacob (Sesc Itaquera), Brean de Souza Pinto (Instituto Makambira), André Nicolau Lupiani Marques (Igreja Apostólica Vida Viva em Cristo) e Rodrigo Silva dos Santos – Tropa (Representante dos frequentadores).
A atual gestão atuará pelos próximos dois anos, com foco em ações de conservação e no fortalecimento do diálogo com a comunidade local. A composição dos conselhos é formada por representantes da sociedade civil e do poder público, com o objetivo de garantir uma gestão participativa e acompanhar iniciativas voltadas à preservação ambiental e ao uso sustentável dessas áreas protegidas.
O evento de posse reuniu os candidatos eleitos e representantes da SVMA, das Divisões de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC) e da Coordenação de Gestão dos Colegiados (CGC), responsáveis pelo acompanhamento técnico dos conselhos. A cerimônia foi encerrada com um plantio simbólico de 10 mudas de Jussara e Cambuci.
Fotografia por: Acervo SVMA
Desde 2002, a APA Capivari-Monos, primeira unidade de conservação do município de São Paulo, localizada em Parelheiros, conta com a atuação de um conselho gestor. A APA Bororé-Colônia possui conselho desde 2007. O Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo empossou seu primeiro conselho gestor em 2016. Todos promovem discussões e decisões conjuntas desde suas respectivas criações.
Com a posse dos novos representantes, a SVMA reafirma seu compromisso com a transparência, a participação social na construção de políticas ambientais e a proteção dos recursos naturais do município de São Paulo.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk