Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Terça-feira, 17 de Junho de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

SVMA participa do Encontro Nacional de Usuários Rede Mais 2025

Evento reforça a importância da tecnologia e inovação a serviço da gestão pública
A imagem mostra um auditório durante uma apresentação. Ao fundo, há uma grande tela de projeção com fundo cinza escuro e detalhes em amarelo e azul. O título projetado diz: "Fiscalização Municipal - Trilha 02: Meio Ambiente", com o nome da palestrante, Mariana Mendes, identificada como assessora da SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente). No canto superior esquerdo da projeção, aparece o logotipo do evento: Rede MAIS 2025.  Três pessoas estão sentadas à mesa de frente para a plateia: uma mulher à esquerda, outra mulher ao centro e um homem à direita. O fundo da parede é cinza escuro, com iluminação âmbar (alaranjada) nas laterais inferiores, criando um efeito de luz quente no ambiente.  Na frente da mesa dos palestrantes, há uma faixa de madeira clara com a inscrição em letras metálicas: "Diretoria Técnico-Científica - Instituto Nacional de Criminalística".  As cores predominantes da imagem são: cinza, preto, madeira clara (amarelo claro) e laranja suave da iluminação.
Foto: Acervo SVMA

Nos dias 10 e 11 de junho, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) participou do Encontro Nacional de Usuários Rede Mais Meio Ambiente Integrado e Seguro 2025, realizado no auditório do Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal, em Brasília (DF). Representando a SVMA,  a assessora técnica da Coordenação de Gestão de Parques e Biodiversidade Municipal (CGPABI), Mariana Mendes, apresentou os resultados do uso das tecnologias do Programa Brasil MAIS voltadas à sustentabilidade. 

O evento reúne os membros do Programa Brasil MAIS, iniciativa de monitoramento da vegetação por sensoriamento remoto, desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que diversos órgãos públicos brasileiros fizeram a adesão, permitindo o acesso às imagens diárias de todo o território brasileiro, bem como acesso a alertas dos territórios sob suas jurisdições. 

Com o tema “Fortalecendo a eficiência na gestão pública com uso de tecnologia e inovação”, o evento reuniu especialistas, gestores e representantes de diversas instituições para apresentar os resultados do Programa e discutir melhorias tecnológicas voltadas à sustentabilidade e à modernização dos serviços públicos.

Durante sua apresentação, Mariana Mendes abordou as classes de alertas do contrato de complementação ao Programa, como os indicativos de novas vegetações no município de São Paulo. Segundo a servidora, aproximadamente 800 km² do território municipal são cobertos por vegetação (52%), sendo aproximadamente 500 km² vegetação nativa, o equivalente a 33% da área da cidade. Além disso, atualmente 229 km² do município correspondem a áreas protegidas (15%), e 172 km² foram Decretados de Utilidade Pública (11%) em 2024, o que aumentará a área protegida para 26% do município.

O Programa Regulaparcs também foi pauta durante o evento. A iniciativa atua na regularização fundiária de parques e unidades de conservação (UCs) sob administração da SVMA e envolve ações de desapropriação, imissão e reintegração de posse de imóveis destinados a esses equipamentos públicos, além de operações de desintrusão em áreas ocupadas de forma irregular. 

O Regulaparcs é desenvolvido em parceria com diversos órgão municipais, como as Subprefeituras, os Departamentos de Defesa do Meio Ambiente (DEMAP) e de Desapropriações (DESAP) da Procuradoria Geral do Município (PGM), a Secretaria de Habitação (SEHAB), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM). 

Ao final da apresentação, foram destacados os avanços em áreas reintegradas, que agora contam com novas vegetações, como nos parques Urbano Guabirobeira, Vargem Grande e Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva.

A  Rede Mais se destaca por reunir dados e ferramentas que auxiliam no monitoramento ambiental, no combate ao desmatamento e na preservação das áreas verdes. Essa troca de experiências entre diferentes instituições contribui para a construção de uma gestão pública mais eficiente, segura e sustentável.

A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancasA imagem mostra o ícone da ODS 13 "Ação contra a Mudança Global do Clima", representada por um ícone verde escuro, com o desenho de um olho com o globo terrestre dentroA imagem mostra o ícone da ODS 13 "Ação contra a Mudança Global do Clima", representada por um ícone verde escuro, com o desenho de um olho com o globo terrestre dentro O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao ladoA imagem mostra o ícone da ODS 16 "paz, justiça e instituições eficazes", representada por um ícone azul escuro, com o desenho de uma pomba segurando um ramo em seu bico, em cima de um martelo de juizA imagem mostra o ícone da ODS 17 “parcerias e meios de implementação”, representada por um ícone azul escuro, com um símbolo composto por 5 círculos

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens