Secretaria Municipal da Fazenda divulga calendário do IPTU 2018

Fica concedido desconto de 3% para o pagamento à vista, até a data de vencimento normal da primeira parcela

A Secretaria Municipal da Fazenda divulgou o calendário de entrega das notificações do IPTU 2018. Para o pagamento à vista, até a data de vencimento norma da primeira parcela, haverá desconto de 3%. CLIQUE AQUI E CONFIRA O CALENDÁRIO DE 2018.

Não recebendo a notificação até a data limite, o contribuinte poderá emitir 2ª via da notificação pela internet no site www.prefeitura.sp.gov.br/iptu ou comunicar o não recebimento da notificação em qualquer uma das 32 Prefeituras Regionais. Caso a comunicação não seja efetuada, o contribuinte será considerado notificado nos termos do § 2º do artigo 10 da Lei nº 14.107, de 12/12/05, com a redação da Lei nº 14.865, de 29/12/08.

A Secretaria da Fazenda também lançou na internet um tutorial sobre a Notificação de Lançamento do IPTU (acesse aqui). Com a ferramenta, de fácil utilização e linguagem simples e acessível, os contribuintes poderão compreender o significado de cada informação constante na cartela do IPTU.

O tutorial permite aos contribuintes conseguirem breves descrições de cada campo da Notificação de Lançamento do IPTU, simplesmente passando o mouse sobre o local da dúvida, e ainda acessarem descrições detalhadas e a legislação pertinente ao imposto.

Caso o contribuinte tenha alguma dificuldade para visualizar as informações, pode acessar o tutorial por meio de outro navegador de internet.

Novo envio do IPTU
Em 2018 a Prefeitura de São Paulo adotou uma importante inovação: os boletos do IPTU não serão mais enviados mensalmente aos contribuintes. A Prefeitura fará apenas dois envios: um em janeiro, com o lançamento do imposto e a primeira parcela, e outro, mais adiante, com as demais.

As formas de pagamento do IPTU não serão alteradas. Os paulistanos seguirão podendo pagar o imposto diretamente na rede bancária (caixas automáticos e internet banking) ou com débito automático em conta corrente.

Além de minimizar a possibilidade de fraudes, a nova forma de cobrança do IPTU reduzirá em cerca de R$ 20 milhões os custos da Prefeitura de São Paulo com a operação, garantindo não apenas a aplicação mais eficiente dos recursos públicos, como benefícios ao meio ambiente com a diminuição da utilização de papel.