Repensando Espaços Públicos: Prefeitura apresenta proposta de requalificação para a Alameda dos Guaiós e abre nova consulta pública

Objetivo é criar um espaço público para pedestres no trecho entre as Avenidas Itacira e Piassanguaba; projeto, obra e manutenção serão custeadas por organização selecionada pelo Município por meio de Acordo de Cooperação

 

A Prefeitura de São Paulo avançou em uma proposta de requalificação para a Alameda dos Guaiós, no trecho entre as Avenidas Itacira e Piassanguaba, no distrito da Saúde. A partir desta quarta-feira (28), o Município apresenta e recebe contribuições sobre a iniciativa de criar um espaço público de lazer e convivência exclusivo para pedestres, com nova pavimentação, mobiliário urbano e áreas verdes. Os custos com o projeto, obra e manutenção por um período de dez anos seriam arcados por organização parceira do Município. Acesse aqui a consulta pública.

Através da plataforma Participe+, o munícipe poderá sugerir melhorias à Minuta de Edital de Chamamento Público (e seus respectivos Anexos) pelo qual a Prefeitura selecionará a organização da sociedade civil responsável pelo projeto, obra e manutenção do espaço público. A ferramenta participativa ficará aberta para comentários até o dia 19 de março.

O projeto de requalificação urbana da Alameda dos Guaiós compreende uma área de aproximadamente 1.365m². Para o local propõe-se a renovação completa da via e das calçadas com acessibilidade; áreas verdes, mobiliários urbanos e nova iluminação para oferecer conforto e segurança à população, além de um novo sistema de microdrenagem. A circulação de veículos seria interrompida na área requalificada, sendo permitido somente o tráfego de veículos de emergência, como ambulâncias e viaturas policiais.

O objetivo é a criação de uma área de convivência e lazer acessível e segura a todos de forma a reduzir o risco de acidentes no local, especialmente de crianças e adolescentes; atender pessoas beneficiadas por serviços sociais promovidos pelas instituições do entorno e fomentar o turismo religioso com a atração de novos visitantes para o Santuário São Judas Tadeu.

 

Processo Participativo

A necessidade de um espaço que priorize o pedestre, com acessibilidade e segurança viária, foi solicitada pela própria população, através de consulta pública on-line aberta entre 26 de outubro e 14 de novembro de 2023 e audiência pública realizada presencialmente em 6 de dezembro.

Durante o período, os munícipes puderam avaliar e indicar melhorias para a via. Entre os principais apontamentos, destacam-se a ausência de iluminação adequada no local, que causa sensação de insegurança, principalmente quando o Santuário São Judas Tadeu encerra as suas atividades; a falta de manutenção das calçadas e a necessidade de melhoria na acessibilidade e alargamento dos passeios devido ao elevado fluxo de pedestres que transita na região.

Todas as contribuições foram analisadas e auxiliaram o Município a propor as intervenções que agora são colocadas em discussão pública.

Saiba mais no Portal Gestão Urbana

 

Alameda dos Guaiós

A Alameda dos Guaiós está localizada no bairro da Saúde, na Subprefeitura Vila Mariana. A via é paralela à Avenida Jabaquara, além de ser próxima à Avenida Dos Bandeirantes e à Avenida Affonso D’Escragnolle Taunay.

A via e o entorno possuem boa infraestrutura de mobilidade: há diversos pontos de ônibus, sobretudo na Avenida Jabaquara; malha cicloviária significativa e fácil conexão à estação de metrô São Judas, seja por bicicleta ou a pé. No entanto, desperta atenção a segurança viária, principalmente para crianças e idosos.

Objeto de discussão pública, o trecho da Alameda dos Guaiós entre as Avenidas Itacira e Piassanguaba concentra espaços importantes, como o Santuário São Judas Tadeu, que recebe grande quantidade de visitantes (com relevante presença de idosos) durante todo o ano, e o Instituto Meninos de São Judas Tadeu, que abriga equipamentos públicos para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, como o SAICA São Judas Tadeu e o CCA Padre Gregório Westrupp.

 

Santuário São Judas Tadeu

A Paróquia São Judas Tadeu foi estabelecida em 25 de janeiro de 1940. Inicialmente, ela funcionava numa pequena casa na Avenida Felício Fagundes, que foi transformada em capela. Devido à grande demanda da comunidade, em janeiro de 1963 teve início a construção da nova igreja. Em 18 de novembro de 1997, foi publicado o decreto que tornou a Paróquia São Judas Tadeu um Santuário.

O equipamento atrai, aproximadamente, 1.890.000 visitantes por ano. Sábados, domingos e feriados são os dias de maior movimento. A data que reúne o maior número de visitantes é 28 de outubro – celebração do Dia de São Judas Tadeu – quando o Santuário recebe cerca de 270 mil visitantes.

O equipamento desempenha um papel ativo em ações sociais, como apoio a comunidades carentes, programas educacionais e projetos de assistência a crianças e adolescentes.

 

Texto:ASCOM