Operação Altas Temperaturas: Prefeitura intensifica ações para atenuar impacto da onda de calor nas pessoas em situação de rua

Rede de acolhimento da cidade terá sistema de ventilação reforçado e dez tendas serão montadas em pontos estratégicos; São Paulo registrou recorde de temperatura máxima nos últimos dias e está em alerta com onda de calor extremo

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), dará início à Operação Altas Temperaturas nesta quarta-feira (20), intensificando a infraestrutura da rede de acolhimento da cidade de São Paulo e a abordagem das pessoas em situação de vulnerabilidade para que elas possam se proteger, evitando insolação, desidratação e outros problemas que podem decorrer da exposição ao sol forte e altas temperaturas.

Os equipamentos da rede de acolhimento terão atenção especial em relação à circulação do ar e pelo menos 160 Centros de Acolhida, Residências Inclusivas e Instituições de Longa Permanência para Idosos receberão ventiladores extras neste período da onda de calor.

A Prefeitura também montará tendas em dez pontos estratégicos da cidade para acolhimento de qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar. Parceria com o Governo do Estado garantiu o fornecimento de água potável para hidratação pela Sabesp e a distribuição de frutas nos locais das tendas, que ficarão abertas ao público das 10h às 16h.

Os orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e os agentes das equipes do Ampara SP também prestarão atendimento nas tendas, ofertando acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial e encaminhamento para as demais demandas apresentadas.

Tanto quanto os dias mais frios, as ondas de calor demandam uma ação integrada da Prefeitura com o objetivo de proteger a vida das pessoas, sobretudo aquelas que estão em condições mais vulneráveis. Por isso, o prefeito Ricardo Nunes determinou a criação de um grupo de trabalho que colocará em prática a Operação Altas Temperaturas. Entre as medidas está a distribuição de água para garantir a hidratação das pessoas em situação de rua e de trabalhadores que tenham exposição contínua ao sol e ao calor. Faremos essa distribuição nas tendas de atendimento social, espalhadas pela cidade, e na porta de equipamentos que atendem as pessoas em situação de rua”, declarou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

Similar à Operação Baixas Temperaturas (OBT), que ativa as tendas a partir da previsão de temperatura, a operação será mobilizada sempre que os termômetros atingirem 32º C.

A Operação Altas Temperaturas está norteada em uma ação intersecretarial com participação das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).
 

Endereço das tendas de atendimento

Região Central - Praça da República e Praça Marechal Deodoro;

Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);

Região Norte - Santana (Avenida Cruzeiro do Sul, nº 3.180) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);

Região Leste - Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);

Região Oeste - Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).
 

Rede socioassistencial

A capital possui a maior rede socioassistencial da América Latina, com mais de 25 mil vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, distribuídas em Centros de Acolhida, hotéis sociais, Repúblicas para Adultos, Vilas Reencontro, serviços emergenciais da OBT, entre outros.

O encaminhamento para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial é feito de acordo com o perfil do indivíduo e com a tipologia do serviço, respeitando o histórico da pessoa ou família a ser acolhida.

As pessoas em situação de rua são encaminhadas aos serviços de acolhimento por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros Pop do município, do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e Ampara SP.