Praça Soichiro Honda recebe 27 mudas no aniversário de São Paulo

As mudas de espécies nativas contém QR Code informativo e foram doadas por um munícipe em homenagem à mãe.

Na manhã terça-feira, 25 de janeiro, o CADES Vila Mariana, a Agenda 2030 Vila Mariana, a Horta da Saúde e a Subprefeitura da Vila Mariana realizaram uma ação regenerativa de manutenção na Praça Soichiro Honda para homenagear os 468 anos da cidade de São Paulo. Ela consistiu de um plantio coletivo entre poder público e sociedade civil para presentear a cidade com novas 27 mudas nativas da mata atlântica.

Entre os indivíduos plantados haviam espécies em extinção, como a Figueira das Lágrimas e Aroeira Preta. Estas e as demais espécies estão identificadas com QR Codes fornecidos pela munícipe Nina Orlow. Basta escanear o código com a câmera do celular para acessae informações sobre a árvore e o projeto de Floresta Urbana desenvolvido no local. para o plantio foram utilizados compostos orgânicos doados pelas Composteiras Comunitárias da Vila Mariana, do Butantã e pelo CADES de Santo Amaro. A Horta da Saúde também coloborou com a doação de hidrogel, um material biodegradável que ajuda a manter a umidade na raíz para ajudar no desenvolvimento de mudas recém plantadas.

Diversas figuras importantes contribuiram para o plantio das mudas, entre elas estavam o Subprefeito da Vila Mariana Luís Felipe Miyabara, representantes de diversos CADES, incluíndo o Vila Mariana, representantes da Unifesp, do Instituto de Cultura da Paz Palas Atenas, do SESC Vila Mariana e da Honda Motors. O munícipe Fernando Almeida, doador das mudas também participou. Ele decidiu custear as árvores como uma homenagem a sua falecida mãe, que além de frequentar o local em vida, pediu que o filho fizesse algo em prol do meio ambiente.

A homenagem para a mãe de Fernando e para a cidade de São Paulo seguiu todos os protocolos para evitar o contágio com a COVID-19, todos os participantes utilizavam máscaras e havia álcool em gel para a higienização das mãos. Por ser uma praça, o local é aberto para visitação.