Parque do Ibirapuera sedia campanha de combate à hepatite

Domingo (dia 28), ao longo do dia, ação vai oferecer testagem rápida, triagem, atendimento médico, orientação e acompanhamento para tratamento da doença. No sábado, campanha será no Allianz Parque

De Secretaria Especial de Comunicação

O Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, comemorado anualmente em 28 de julho, chama a atenção para a importância do diagnóstico das Hepatites B e C (esta última considerada a mais perigosa). Especialistas e profissionais da área da saúde estarão no Parque Ibirapuera neste domingo, das 8h às 17h. Além do atendimento médico e orientações sobre as doenças, serão realizados exames com resultados em poucos minutos.

A campanha ocupa os dois dias do fim de semana. No sábado, 27 de julho, é promovida pela Sociedade Brasileira de Hepatologia no Allianz Parque, durante o jogo Palmeiras x Vasco pelo Campeonato Brasileiro, das 14h às 18h30. No domingo, promovida pela Associação Paulista para Estudo do Fígado (APEF), ocupa a Arena de Ferro do Ibirapuera, das 8h às 17h. Os eventos têm o apoio da Gilead Sciences, biofarmacêutica que atua em pesquisa e desenvolvimento da Hepatite C.

Em caso de resultado positivo (reagente) para a Hepatite B ou C, as pessoas serão encaminhadas a centros de referência em hepatologia para exames complementares. A ONG Grupo Esperança acompanhará os pacientes positivos da Arena Allianz a ABPH acompanhará os pacientes positivos do Parque do Ibirapuera. No domingo, será possível realizar também o exame de elastografia hepática por Fibroscan, que avalia o grau de rigidez do fígado sem invasão do corpo humano, nos casos necessários.

As doenças

O organismo humano possui o vírus HBV, presente na corrente sanguínea, leite materno e sêmen. A Hepatite B ocorre pela infecção desse vírus, promovendo sérias lesões ao fígado, como cirrose e câncer, e podendo levar à morte. Não há cura para a Hepatite B, mas vacina para adultos ou crianças, em 3 doses. Já a Hepatite C é uma doença viral silenciosa, que leva à inflamação do fígado. Por raramente despertar sintomas, poucos sabem ser portadores. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos e, também, a maior causa de cirrose, câncer e transplantes de fígado no mundo. É o único tipo completamente curável por meio de tratamentos medicamentosos de última geração. 

SERVIÇO:

Testagem contra HCV – Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

Data: 27/07 - sábado

Horário: das 14h às 18h30

Local: Allianz Parque - Jogo Palmeiras x Vasco – Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca

Data: 28/07 - domingo

Horário: das 8h às 17h

Local: Arena de Ferro do Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n (acesso pelos portões 3 e 10)

Mais informações: saiba mais sobre a doença no portal Hepatite C Fala com Você.