Grafite valoriza os catadores na Vila Mariana

O grafiteiro Thiago Mundano melhora a integração do catadores na comunidade da Rua Mário Cardim

A intervenção com arte em espaços públicos valoriza a população que não tem visibilidade nas grandes cidades dentro e fora de suas comunidades.

Acreditando nisso, o artista plástico e grafiteiro Thiago Mundano, 25 anos, engajado em causas sociais, realizou na Rua Mário Cardim uma intervenção para organizar o estacionamento das carroças e estabelecer regras de convivência nesse local para diminuir os conflitos entre os catadores e os moradores.

Mundano usou a sua arte para minimizar o cinza do lugar e no chão pintou faixas delimitando vagas para três carroças. Também coloriu o muro e desenhou placas com frases educativas: Recicláveis na carroça e lixo no lixo; Matenha a praça limpa; Comunidade mãos unidas.

A ação também foi filmada para o "RUA!" que é uma série de documentários sobre ações, manifestações e intervenções poéticas que acontecem na rua. É um projeto da Tata Amaral, Caru Alvez de Souza e Eloá Chouzal, produzido pela Tangerina Entretenimento e realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Os quatro primeiros documentários foram projetados na rua em dezembro, agora a Tata está completando a série com 9 novos documentários, e o do Thiago Mundano será um deles.

O Subprefeito, que esteve no local acompanhando o evento e participando das filmagens, disse que apoia todas as manifestações culturais nas ruas, pois expressam o ponto de vista artístico, isto é mostram pela arte o que é essencial na vida das pessoas que partilham aquele espaço público de modo intenso. "É arte estimulando a cidadania", finalizou.