IV Conferência Municipal de Meio Ambiente aponta para mudanças culturais

“Se nós gostamos de nós mesmos, temos de cuidar do Meio Ambiente”, afirmou o prefeito Fernando Haddad

Foi aberta na noite de sexta-feira (30), a IV Conferência Municipal de Meio Ambiente, que seguiu com grupos de trabalhos no sábado (31) e domingo (1º), no Centro de Convenções do Anhembi, na Zona Norte. O tema do evento deste ano será “Implementando a Política Nacional de Resíduos Sólidos na Cidade de São Paulo” e é aberto para a população da cidade.

A reelaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGIRS), que norteará o planejamento da coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos no município nas próximas duas décadas, é a principal motivação do encontro. A Conferência é organizada pelas secretarias municipais de Serviços, Verde e Meio Ambiente e a Coordenação das Subprefeituras.

O prefeito Fernando Haddad participou da abertura e destacou a importância de debater soluções e metas para melhorar a relação de São Paulo com os recursos naturais. O prefeito citou a meta de aumentar para 10% o nível de reciclagem do que é coletado na cidade. “Se nós gostamos de nós mesmos, temos de cuidar do Meio Ambiente”, afirmou. “Espero que essa conferência busque a raiz dos problemas com soluções inovadoras”, disse Haddad.
O secretário de Serviços, Simão Pedro destacou em seu discurso, o papel dos catadores e das cooperativas na cidade. Segundo ele, apesar da reciclagem ainda ser baixa, ela só acontece por conta do trabalho dessas pessoas. “Vocês, catadores e cooperativas, são protagonistas dentro da política que temos para a cidade”, afirmou.

Ricardo Teixeira, secretário do Verde e Meio Ambiente, diz que é necessário que as pessoas repensem como usam os recursos naturais desde o princípio, nas situações mais corriqueiras do cotidiano. “Nosso planeta não suporta mais ser explorado a cada segundo e nós temos de mudar isso, em nosso dia a dia”, comentou.

“Essa conferência tem o desafio maior do que as várias propostas que serão discutidas aqui, que é o de buscar instrumentos para mudar hábitos e costumes para introduzir na cidade, uma política para o meio ambiente”, concluiu o secretário da Coordenação das Subprefeituras, Chico Macena.

Etapas
Organizada pela Secretaria de Serviços, Secretaria de Verde e Meio Ambiente e a Coordenação das Subprefeituras, a Conferência tem se destacado pelo diálogo com as comunidades. As etapas preparatórias contemplaram todas as regiões do município, com plenárias realizadas pelas 31 subprefeituras.

No decorrer do processo, também ocorreram conferências livres e uma plenária composta por representantes de aldeias indígenas, com acompanhamento da FUNAI. A população teve a oportunidade de eleger delegados e discutir os problemas relacionados aos resíduos sólidos em cada região.