A Subprefeitura de Vila Mariana fez seu primeiro diálogo com as juventudes

Os jovens querem apoio para desenvolver seus talentos artísticos

Aconteceu no Modelódromo do Ibirapuera, dia 28 de julho, às 10 horas, o Diálogo das Juventudes #PapoReto, com objetivo de reunir os jovens que vivem na região da Subprefeitura da Vila Mariana e conhecer suas necessidades de cultura, lazer, educação, saúde, a fim de construir políticas públicas sintonizadas com suas prioridades.

O Subprefeito da Vila Mariana abriu o evento e destacou a importância dessa aproximação entre poder público e os jovens. Nesse programa o diálogo direto é o método escolhido para conhecer e reconhecer a opinião dos jovens, por outro lado eles também serão informados sobre os processos necessários para que seus projetos prioritários sejam alcançados. Apoiar as demandas apontadas pela juventude, aumenta a eficiência da gestão pública, pois os jovens se sentem parte desse processo de estabelecimento de políticas públicas e controle social.

Durante o evento os jovens demonstraram que não sabem como conseguir apoio da prefeitura para suas atividades culturais, pois não têm encontrado facilmente espaço e equipamentos para ensaios e nem financiamentos para suas apresentações.

O representante da Secretaria de Direitos Humanos expôs uma das formas de financiamento público para projetos culturais, que é o programa VAI - Valorização de Iniciativas Culturais, criado pela lei 13540 e regulamentado pelo decreto 43823/2003, com a finalidade de apoiar financeiramente, por meio de subsídio, atividades artístico-culturais, principalmente para os jovens de baixa renda.

Outra de demanda é a necessidade de capacitação técnica, pois muitos grupos artísticos não têm formação teórica para traduzir suas atividades culturais em forma de projetos com linguagem e formato reconhecidos pelos analistas dos organismos de financiamento público.

Ao final do evento, grupos de jovens cantores e dançarinos criaram um clima de alegria, quando se apresentaram com a ousadia que é pertinente à juventude. Fizeram esquetes populares de danças, dublagens e até cantaram músicas em dueto, enfim mostraram na prática que têm potencial artístico.