Na Subprefeitura de Vila Mariana a internet gratuita será implantada em três locais públicos

Todos os distritos da capital terão um ponto público de acesso gratuito à Internet banda larga. Na Subprefeitura da Vila Mariana esse serviço deverá ser implantado no Largo Dona Ana Rosa, Praça da Árvore e Parque do Ibirapuera.

O Projeto Praças Digitais foi lançando em Audiência Pública no dia 10 de maio na Prefeitura de São Paulo é prevê a implantação 120 pontos de internet sem fio na cidade a partir de outubro desse ano.

O objetivo da iniciativa é promover a inclusão digital e fomentar a ocupação e utilização pela população dos espaços públicos.

O pré-edital apresentado na Audiência traz todas as especificações técnicas do programa. Até o dia 17 de maio sua consulta, o esclarecimento de dúvidas e a apresentação de sugestões podem ser feitas clicando aqui ou pelo endereço eletrônico licitação@prodam.sp.gov.br

“Esta proposta parte de algumas premissas: a abrangência em todo o território da cidade de São Paulo, qualidade máxima de sinal e não ter restrições para o uso pleno e livre do novo serviço”, explicou o Secretário Simão Pedro (Serviços). No total, serão 23 pontos de acesso na região central, 36 na zona leste, 18 na zona norte, 26 na zona sul e 17 na zona oeste.

O projeto receberá investimentos de R$ 45 milhões, durante 36 meses de serviço. Os 120 pontos foram divididos em cinco lotes, que serão instalados por cinco empresas distintas, de modo a evitar monopólio. Cada usuário terá disponível 512 kbps de velocidade para uso de Internet. A conexão funcionará 24 horas e contemplará todos os tipos de uso da rede, como streaming, VoIP e vídeo.