Novo Centro Especializado em Reabilitação em Moema pode realizar 3,7 mil atendimentos por mês

Unidade integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, realizando atendimento individual e em grupo de fisioterapia neurológica e ortopédica, terapia ocupacional com sala de estimulação sensorial

 O prefeito Ricardo Nunes entregou a 34ª unidade do Centro Especializado em Reabilitação (CER III) Moema, nesta quinta-feira (29), durante o Prefeitura Presente Vila Mariana. O investimento é de R$ 1,04 milhão para a implantação dessa unidade, que tem capacidade de realizar 3,7 mil atendimentos por mês.

O novo CER III integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, realizando atendimento individual e em grupo de fisioterapia neurológica e ortopédica, terapia ocupacional com sala de estimulação sensorial. Também há fonoaudiologia com realização de exames de audiometria, atendimento e avaliação psicológica e ainda estimulação em bebês de risco, com atuação de equipe multiprofissional e interdisciplinar.

“Estamos avançando com mais esse Centro Especializado de Reabilitação que inauguramos. Além disso, não tínhamos nenhum centro de dor crônica e já inauguramos 6”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

A equipe é composta por médicos neurologistas, ortopedista, otorrinolaringologista, além de psicólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos, enfermeiros, assistente social, acompanhantes de pessoa com deficiência, entre outros.

“Com a inauguração desse equipamento, passamos a oferecer tratamento para pessoas com problemas e dificuldades motoras e auditivas e pessoas de espectro autista”, explicou o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

A infraestrutura do equipamento é composta por sala de triagem, sala de atividade de vida prática, sala de atendimento terapêutico em grupo adulto e infantil, sala de estimulação precoce, de exame bera (análise da função auditiva) e de atendimento de audiometria, além de um salão para cinesioterapia e mecanoterapia, consultórios terapêuticos adulto e infantil, entre outros espaços.

“Este é mais um equipamento da saúde voltado para pessoas com deficiência na cidade e que conta com uma equipe profissional muito dedicada. Isso faz diferença enorme na vida desse público, que precisa ser amado, respeitado e cada vez mais incluído. Aqui os pacientes contam com tecnologia assistiva, também muito importante nos atendimentos”, afirmou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.

O CER III funciona de segunda à sexta, das 7h às 19 horas, e é administrado pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina-Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM-Pais).

Rede de Saúde
A região da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Vila Mariana/Jabaquara conta com 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), um Ambulatório de Especialidades (AE), cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps), dois Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos), mais um Centro Especializado em Reabilitação (CER), um Centro de Referência da Dor Crônica (CR Dor), dois Centros de Especialidades Odontológicas, entre outros.

Fotos para download