Praça Guaraci passa por reforma econômica e impactante

A praça localizada no Bairro da Saúde recebeu novidades para tornar o passeio de adultos e crianças ainda mais agradável por um custo mínimo com soluções alternativas.

No último sábado, dia 17 de julho, a equipe da Subprefeitura Vila Mariana realizou, em um período de 5 dias, a revitalização da Praça Guaraci que está localizada no final da Rua Visconde de Inhaúma. O local recebeu mudas de lírio do Viveiro Municipal Manequinho Lopes para revitalização do paisagismo, além de bancos sustentáveis, novos equipamentos de academia ao ar livre e uma charmosa Casinha na árvore. As equipes de manutenção também consertaram as calçadas do entorno e pintaram as guias.

A transformação de uma rotatória para a atual Praça Guaraci (2013) já era um projeto de sucesso do governo local que atraiu crianças e adultos para frequentarem o local, que no início era apenas um largo asfaltado. No entanto, com a revitalização, também encabeçada pela Subprefeitura, a expectativa é que a qualidade dos momentos ao ar livre na praça aumente. “Nós trabalhamos bem pertinho, então é um lugar que sempre vamos tomar um sol e conversar na hora do almoço”, contou Pamela Martins sentada em um dos bancos instalados.

Tanto esses bancos quanto as cadeiras com encosto foram feitos com troncos de árvores que sofreram queda natural ou foram removidas em caráter emergencial devido o risco iminente de queda, tudo isso, sem custos adicionais para o Município. O projeto idealizado pela Engenheira Agrônoma e servidora pública Lisley Araújo é executado pelas equipes terceirizadas de poda da Subprefeitura. Ela e o Coordenador de Projetos e Obras da Vila Mariana, José Roberto Correa, fizeram um projeto que, assim como os bancos e cadeiras, não demandava muito do orçamento público, mas que fez grande diferença. A gangorra e os equipamentos de ginástica foram trocados por versões mais novas reformadas pela equipe de Serralheria, e a Casinha na árvore instalada. Foi colocada areia tanto perto dos brinquedos quanto no local de convivência, onde ficam os bancos, aumentando o espaço para crianças e adultos circularem e se divertirem dentro da praça.

A criançada já está aproveitando e aprovando as novidades. Leila Ribeiro Caresma, traz seu sobrinho de 4 anos no mínimo uma vez por semana para brincar no local. “Ele até tem a turminha dele aqui”, diz, “Além do óbvio como a casinha e a areia, que fizeram a felicidade deles, a reforma já conseguiu fazer com que as pessoas que frequentam recolham o próprio lixo e as fezes dos cachorros, o que antes era um problema”. Ela completa comentando como as crianças compõem boa parte do público e como a experiência de brincar ao ar livre é rica para os pequenos.

 

Antes

  

            

 

 

 

 

 

 

 

 Depois