Secretaria de Subprefeituras realiza maior operação de zeladoria da cidade

Mega-mutirão reunirá as 31 subprefeituras com 3 mil trabalhadores e 200 caminhões para operações cata-bagulho, tapa-buraco e limpeza de bocas de lobo

 

A Secretaria de Coordenação de Subprefeituras realiza neste sábado (25/04) e domingo (26/04) a maior operação conjunta de zeladoria já executada na cidade de São Paulo. Chamado de Zelando pela Cidade, o programa reunirá as 31 Subprefeituras paulistanas com cerca de 3 mil trabalhadores e 200 caminhões para um mutirão de cata-bagulho, tapa-buraco e limpeza de bocas de lobo.

É a primeira vez que São Paulo organiza em todas as regiões do município um final de semana inteiro dedicado a estas três operações, a serem realizadas simultaneamente. Todas as Subprefeituras estarão concentradas e com suas equipes reunidas em torno da operação.

O objetivo deste trabalho é ampliar os cuidados de zeladoria em relação ao município. A operação tapa-buracos dará mais comodidade e segurança a ruas e avenidas. O cata-bagulho, além de uma ação educativa, impedirá que objetos descartados em vias públicas possam causar enchentes. Serão recolhidos materiais como móveis e eletrodomésticos quebrados, restos de madeiras, pneus e demais objetos inservíveis. Já a limpeza de bueiros irá evitar obstrução do sistema de drenagem (galerias e ramais), facilitando o escoamento das águas das chuvas e evitando possíveis pontos de alagamento.

"Vamos colocar as equipes de zeladoria da Prefeitura nas ruas da cidade. Será um serviço importante, que complementará o que a Secretaria já realiza. Fundamental será a participação da população, especialmente do recolhimento dos chamados 'bagulhos'", afirma o secretário de Coordenação das Subprefeituras.

Cada Subprefeitura determinará o roteiro das operações de suas equipes (veja abaixo) e cada subprefeito acompanhará o andamento dos trabalhos em suas regiões. Nos dois dias a operação terá início simultâneo às 8h, em todas as subprefeituras. No sábado os trabalhos se encerrarão às 17h. Já no domingo o término será às 16h. As vias que não forem visitadas no sábado serão visitadas no domingo.

"É um esforço conjunto de todas as Subprefeituras. É o primeiro evento de uma série que iremos realizar, levando em conta as operações rotineiras já realizadas", conclui o secretário.
 

PERÍMETRO DA VILA MARIANA

Distrito da Saúde

Avenidas Jabaquara, Abraão de Moraes e ruas Pereira Stefano, Catulo da Paixão Cearense e dos Democratas.

 Região do Paraíso

Vergueiro, Bernardino de Campos, Coronel Diogo, Ximbó, Paraíso e avenidas Noé de Azevedo e Lins de Vasconcelos.