Praça da Sé segue bem cuidada e com ações de zeladoria

Subprefeitura Sé realiza intervenções no local desde o mês de março

As equipes de zeladoria e obras da Subprefeitura Sé se revezam entre as ações integradas que acontecem por toda a extensão da Praça da Sé, na região Central.

Desde o mês de março, o local recebe melhorias, as equipes de áreas verdes realizaram o corte de 36.000 m² de mato; plantio de 8 mil m² de grama e 4 mil mudas ornamentais; preparo de 2.600 m² de solo; o despraguejamento de 2.130 m² de áreas ajardinadas, poda de 245 árvores, 7 removidas e 7 plantadas.

Na manutenção e conservação de logradouros foram executadas a troca de 22 grelhas; 67 m² de remoção/aplicação de mosaico; 136 m² concretagem de passeio; 28 metros de sarjeta; 95 m³ de execução de mureta; 52 m² de área construída e 6 m² de piso podotátil.

Diariamente é retirada aproximadamente 1,3 tonelada de lixo da Praça. Além das habituais lavagens de via, monumentos e escadarias que são executadas frequentemente, as grelhas e bocas de lobo também passaram por inspeção e remoção de resíduos com a limpeza de 140 bocas de leão; 8 poços de visitas; 43 metros de ramais e 12 metros de galerias limpas.

As equipes de limpeza executaram a capinação e varrição de 45 mil m² da área da praça; 90 operações de lavagem, entre elas, 13 mil m² do piso teve ação de clareamento. Cerca de 10 toneladas de resíduos foram coletadas em 15 operações de remoção de Grandes Objetos no local.

“Estamos otimistas com o resultado dessas ações na Praça da Sé e sabemos que a população que vive e/ou trabalha no Centro tem notado a diferença em transitar pela região”, avalia o subprefeito da Sé, Alvaro Camilo.

Parte dessas ações só puderam ser realizadas devido ao cercamento provisório, com a instalação de gradis móveis para proteger os jardins e os locais que estão recebendo as intervenções. Uma parte é cercada e quando termina, outra parte passa pelo processo que vai da reforma de passeio, paisagismo, poda de árvores, lavagem da área do passeio etc.

As equipes da Subprefeitura Sé participam de uma operação conjunta com órgãos da Prefeitura e do Governo do Estado (Polícia Civil e Militar) para melhoria da zeladoria e segurança no local com o apoio da Guarda Civil Metropolitana. As ações são precedidas de abordagens da área social, de saúde e demais procedimentos conforme decreto municipal nº 59.246/2020.

 

Saiba Mais:

Prefeitura intensifica ações de zeladoria e de revitalização na Praça da Sé