Prefeitura intensifica ações de zeladoria e de revitalização na Praça da Sé

Operação integrada visa tornar o local mais atraente, com coleta de 1,3 toneladas de lixo por dia, plantio de grama e lavagens de via, monumentos e escadarias

 Na primeira semana desde o início do reforço da operação de zeladoria e revitalização da Praça da Sé, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura da Sé, promoveu uma grande renovação no local, que está mais limpo e com os canteiros mais verdes. Desde o início das ações, em 10 de abril, é recolhida diariamente cerca de 1,3 tonelada de lixo.

Somente nestes primeiros sete dias, as equipes realizaram os seguintes serviços: 36.000 m² de corte de mato; 1.975 m² de plantio de grama; 2.600 m² de preparo do solo; 2.130 m² de dedetização; troca de 22 grelhas e 103m² de concretagem de passeio.

Desde a última segunda-feira (10/4), a jardinagem ganhou reforço extra e os canteiros são isolados com grades móveis provisórias para proteger os jardins e os locais que estão recebendo as intervenções. Uma parte é cercada e, quando a intervenção termina, outra parte passa pelo processo, que vai da reforma de passeio, paisagismo, poda de árvores, lavagem da área do passeio etc.

Além das habituais lavagens de via, monumentos e escadarias que são executadas frequentemente, as grelhas e bocas de lobo também passaram por inspeção e remoção de resíduos.

Os trabalhos foram iniciados no mês de março, primeiramente, na Praça Clóvis Bevilaqua, onde foram realizados reparos por toda área do passeio, ampliação de muretas das áreas ajardinadas, reforma de canteiros e orlas, manutenção dos jardins e arvores podadas, o que ao todo resultou em 245 árvores podadas, 7 removidas e 7 plantadas.

Equipamentos

A Prefeitura mantém uma base da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na Praça da Sé para auxiliar e orientar os frequentadores. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) integra o Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro, que tem como objetivo coordenar as diversas ações municipais para requalificação da região central.

A atuação da GCM é pautada no respeito aos direitos humanos e na dignidade das pessoas. As ações da GCM visam garantir a segurança da população local, das pessoas em situação de vulnerabilidade e dos agentes públicos das Secretarias das Subprefeituras, Saúde e Assistência Social durante a execução dos atendimentos e serviços de limpeza urbana.

Além disso, por meio de um trabalho socioeducativo, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) envia diariamente equipes de orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) para atender pessoas em situação de rua e ofertar atendimento nos seguintes equipamentos do Programa Redenção: SIAT II, duas unidades de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE) e os Centros Temporários de Acolhimento (CTA).

A SMADS disponibiliza um veículo para que o acolhido seja encaminhado até o serviço quando a oferta de encaminhamento para os serviços de acolhimento é aceita. As equipes do SEAS realizam atendimentos sociais diários, por toda a capital, a adultos, idosos, crianças e adolescentes. Durante as abordagens, são ofertados encaminhamentos aos serviços da rede socioassistencial da Prefeitura, bem como às demais políticas públicas do município.