Unidade Móvel de Cidadania LGBT chega em Sapopemba

A van veio divulgar o trabalho do Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont

  Nesta segunda-feira (28), a Unidade Móvel de Cidadania LGBT, que pertence ao Centro de Cidadania LGBT Laura Vermout, parou em frente a Prefeitura Regional. O Centro foi inaugurado no dia 1 de junho de 2016, em São Miguel Paulista, localizado na Avenida Nordestina, 496. Além deste Centro na região Leste, a população LGBT da cidade pode contar com mais outros três Centros, localizados, na região Central (Arouche), Zona Sul (Santo Amaro), Zona Norte. Os atendimentos são realizados com uma equipe multidisciplinar formada por advogado, psicólogos/as, pedagogos e assistentes sociais. Além desses profissionais, também atuam articuladores sociais que apresentam os centros aos equipamentos públicos municipais das regiões e fortalecem, em conjunto com a equipe do Centro, a rede que esses equipamentos formam.
  Segundo um relatório da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais (IGLA), de maio de 2017, a cada 25 horas, um LGBT é morto no Brasil. Por isso, ações como as dos Centros são muito importantes, atuando no acolhimento, informação, e inserção social desta parcela da população. As ações são feitas juntamente com as unidades de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) CTA's (Centro de Testagem e Aconselhamento), hospitais e abrigos. É realizada uma escuta qualificada - traduzir a necessidade de saúde daquele usuário em uma oferta de serviço -, e assim, a pessoa pode ser encaminha a diversos serviços como: Mudança do nome, sexo, hormonoterapia, educação e trabalho.

  Os centro possuem atuação em cerca de quatro programas diferentes, tais como o Transcidadania, que auxilia transexuais e travestis a saírem das ruas (175 vagas) , encaminhando-as a escolas e supletivos (com uma bolsa de 997,00 reais), para que possam completar o ensino médio, e em seguida, para um trabalho, tendo uma reinserção social completa. Saiba mais centros, conscientize-se.