Audiência do Orçamento 2025 reúne mais de 120 pessoas em São Mateus

Apresentação de propostas pode ser feita até 29 de abril, pela internet

Lotação completa no auditório da Subprefeitura São Mateus, na noite desta quinta-feira, na audiência pública para recolher propostas para o Projeto de Lei Orçamentária Anual, o Ploa 2025. Na sequência da apresentação, feita pela representante da Secretaria da Fazenda, Letícia Cotrim, o subprefeito de São Mateus, Roberto Bernal, fez uma exposição sobre as principais realizações da Prefeitura de São Paulo na região, englobando as secretarias que mais investiram.
Assinaram a lista de presença 122 pessoas, público distribuído principalmente entre lideranças de bairro, convidados, representantes de ongs e associações. Logo após a orientação sobre a montagem do orçamento e a etapa atual, de formulação de propostas e a opção de postagem no site https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/budgets, foram formados grupos de até oito pessoas, para trabalhar um tema escolhido pela equipe. A sugestão foi escrita em um formulário entregue pela Secretaria da Fazenda, que será juntado no bloco de propostas da região de São Mateus. No site do Participe Mais também há orientações sobre o Ploa 2025.
Na segunda parte da audiência, o subprefeito fez uma apresentação dos investimentos realizados pela Prefeitura de São Paulo, tanto agregados ao orçamento da Subprefeitura, quanto das diversas secretarias municipais. Acrescentou que a Prefeitura está presente na vida de quem vive na cidade todos os dias, na prestação de serviços como coleta de lixo, gerenciamento das linhas de ônibus, iluminação da rua, creche, escolas públicas de ensino fundamental, assistência social, entre outros.
O subprefeito relacionou obras como a canalização de córregos, para conter erosão das margens e enchentes, entre os quais o do Limoeiro, no Recanto Verde do Sol, Caguaçu e na Gonçalves da Costa, na área da Vila Bela e do riacho que corta a Comunidade da Vila Flávia. Citou também o programa de recapeamento asfáltico, que já beneficiou 24 ruas e avenidas dos três distritos, asfalto novo em 19 vias, a reforma de UBS e a construção de duas novas, no Jardim da Conquista e Parque das Flores, realocação de mais de 1.300 famílias nas Comunidades Caboré, Rodoanel e Morumbizinho, que estavam em áreas de risco, construção de conjuntos habitacionais da Cohab no Parque São Lourenço, entre outras ações realizadas. “Foram mais de R$ 300 milhões em obras, no total destinado pela Prefeitura a São Mateus”, disse o subprefeito.
O subprefeito informou que neste ano a Subprefeitura São Mateus trabalha com um orçamento que se aproxima dos 76 milhões de reais, contra 99 milhões 195 mil do total executado no ano passado. Explicou que essa diferença menor de 2023 para 2024 é explicada pela entrada de recursos adicionais durante os oito meses que restam para o término do ano.