Ação de combate e prevenção à febre amarela UBS do Jardim Santo André

Na manhã de sexta-feira, (14), foi realizada uma campanha de combate, prevenção e vacinação contra Febre Amarela. A ação foi uma parceria entre a Subprefeitura São Mateus, Supervisão de Vigilância Ambiental, Sanitária e Epidemiológica de São Mateus e AMA (Assistência Médica Ambulatorial )/UBS (Unidade Básica de Saúde) integrada Jardim Santo André.

Agentes comunitários, agentes das SUVIs - responsáveis pela saúde, endemias e meio ambiente, a supervisora de vigilância Carolina Palopoli Perez foram alguns dos que estiveram presentes. A equipe também verificou a existência de focos de dengue, alertando sobre os riscos de uma epidemia agora no verão, realizaram a vacinação das pessoas que ainda não foram imunizadas contra a febre amarela e o mais importante, o trabalho de conscientização sobre os cuidados referentes aos criadouros do mosquito responsável pela transmissão.

A ideia de realizar a campanha surgiu após reclamações de moradores que não conseguiram tomar a vacina no começo do ano, quando teve o surto de febre amarela. Os agentes fizeram uma vistoria inicial em que foi constatada a necessidade de algo mais intenso na região, para controlar focos da dengue no bairro e futuramente, realizar serviços de zeladoria para controlar estes pontos.

A AMA do Jardim Santo André foi inaugurada em fevereiro de 2008, está localizada na R.Miguel Ferreira de Melo, 497. Atualmente em parceria com a Fundação de Santo André, os profissionais da unidade atendem aos moradores do Jardim Vera Cruz, Morro do Sabão, Parque das Flores, Jardim São Francisco e Jardim Santo André.


Surto de Febre Amarela e Dengue no Verão

A dengue é uma velha conhecida da população, todos os anos ocorrem campanhas para combater a epidemia da doença, mas no começo de 2018, ocorreu um surto de febre amarela, que se iniciou em Mairiporã, no interior e posteriormente, atingiu o país.

Com a chegada do verão, as chances de um novo surto são grandes, principalmente porque a reprodução do mosquito Aedes aegypti se intensificam no verão e ele é o principal agente da febre amarela urbana. Por isso é importante procurar um posto de saúde próximo e se vacinar

Para prevenir a proliferação da dengue e das larvas, é importante a comunidade trabalhar junto com a Suvis para eliminar os acúmulos de água. Esvazie água dos pneus, caixas d'água, tambores, sacos plásticos e lixeiras, vasinho de plantas, limpe as calhas, entre outros.