Subprefeitura São Mateus retira 5.380 toneladas de entulho do Córrego Cipoaba

Durante os dias 07 e 11 de maio, as equipes percorreram 6.840 m² de área para a execução da limpeza

A Subprefeitura São Mateus iniciou, no dia 2 de maio, os trabalhos de limpeza manual do córrego Cipoaba, com apoio de uma equipe, composta por 10 pessoas, que percorreram, diariamente, cerca de 1.400 metros quadrados de área promovendo a retirada de lixo e entulho. A intervenção no local é feita a cada semestre, além da limpeza, os funcionários da Subprefeitura também efetuaram o corte de vegetação, o desassoreamento das canaletas. Nesta operação foram retirados 5.380 toneladas de diversas espécies de entulhos, lixo doméstico, pneus, garrafas plásticas, pedaços de madeira, móveis velhos, animais mortos, troncos de árvores, entre outros. O local também recebe limpeza mecânica quinzenalmente, no trecho entre as Ruas Pedro Cardoso do Prado e Aldeia de Santo Inácio, com a finalidade de remover objetos volumosos.

Os serviços de limpeza em córregos e rios dos distritos de São Mateus, São Rafael e Iguatemi são realizados rotineiramente, a fim de assegurar a qualidade de vida dos moradores da região. Por meio dessas ações, realizadas pela Coordenadoria de Projetos e Obras, é possível evitar inundações, problemas de saúde, mau cheiro, como também a infestação de insetos e animais transmissores de doenças.

As equipes que atuam no local dispõem de ferramentas básicas de segurança como capacete, botas, luvas e cordas, além de equipamentos de trabalho como foice, gancho e garfo. Os resíduos retirados são encaminhados aos aterros legais, onde não apresentarão risco a população e ao meio ambiente.

Vale lembrar que a população pode colaborar com a manutenção e limpeza desses locais, evitando o descarte irregular de lixo, entulhos, móveis e eletrodomésticos nas encostas dos córregos, que além de prejudicar a conservação do espaço público, é crime ambiental, passível de multa de R$ 13 mil. Para isso, o munícipe ajudar denunciando os infratores à Subprefeitura pelo telefone 3397-1100, não sendo necessário se identificar.