Projeto “Costurando o Futuro” chega a São Mateus

Curso oferece oportunidade de profissionalização e geração de renda aos moradores da região. Os 140 inscritos terão aulas de confecção, operação de máquinas de costura industriais e aulas teóricas relacionadas ao mercado de trabalho

São Mateus recebe o projeto “São Paulo Costurando o Futuro”, da Semdet (Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho). A iniciativa é mais uma oportunidade de profissionalização e geração de renda para os moradores da região.

As oficinas, realizadas no CEU Alto Alegre e iniciadas em 20 de março, contam com 140 inscritos, que deverão participar do programa até novembro de 2012. Com o curso, os alunos terão a oportunidade de retornar ou ingressar no mercado de trabalho abrindo seu próprio negócio, criando novas cooperativas ou se candidatando a vagas para empresas e indústrias.

Para a aluna Dulce Castra, 59 anos, o projeto é a chance que precisava para conquistar uma fonte de renda: “O curso é excelente e trás novas oportunidades para pessoas com mais idade, como eu. Era o que faltava para que eu pudesse realizar um sonho. Logo que meu filho falou, fui fazer a inscrição na Subprefeitura”, declara.

Com duração de 160 horas, o curso em São Mateus conta com duas turmas de 14 alunos, divididas nos turnos da manhã e da tarde. A primeira turma já está em processo de aprendizado em confecção de saias, tapetes, camisas, camisetas, calças e bermudas. As aulas práticas ocorrem de segunda a sexta-feira, com duração de 4 horas diárias. As aulas são voltadas para a operação de máquinas de costura industrial, práticas para o desenvolvimento da coordenação motora e noções teóricas sobre o funcionamento do mercado de trabalho.

Estima-se que haja um crescimento de profissionais qualificados na região Leste da capital, que possui a maior concentração de empresas de pequeno e médio porte especializadas em produção têxtil. Além de São Mateus, outras Subprefeituras da Zona Leste já receberam o projeto Costurando o Futuro.