CEU é Show exibe shows e apresentações teatrais gratuitas

Região de São Mateus receberá três espetáculos: Toquinho, Parapapá! Circo Musical e Espectros.

Este ano, os 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs) e o Centro de Convivência Educativo e Cultural de Heliópolis se firmam definitivamente no roteiro cultural de São Paulo com a temporada 2012 do projeto CEU é Show. Realizada pela Secretaria Municipal de Educação pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa leva cultura de qualidade a todas as regiões da capital, com mais de 800 shows e espetáculos teatrais aclamados pelo público e sucessos de crítica.

 A programação conta com grandes destaques do circuito paulistano. No teatro, os espetáculos Ensina-me a Viver – que mostra, nas delicadas interpretações de Glória Menezes e Arlindo Lopes, o amor entre duas pessoas com idades muito diferentes –, A Voz do Provocador – espetáculo multimídia escrito, dirigido e interpretado por Antonio Abujamra – e Deus da Carnificina – sucesso do teatro mundial estrelado por Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Paulo Betti e Orâ Figueiredo – farão parte do projeto pelo segundo ano. O grupo Parlapatões também continua em cartaz com Parapapá! e Clássicos do Circo.

Mas 2012 também tem estreias. Entre as novidades estão Hell, uma trágica história de amor entre dois jovens, estrelada por Bárbara Paz e dirigida por Hector Babenco; Estranho Casal, com Carmo Dalla Vechia, que mostra a divertida história de dois amigos que passam a dividir um apartamento depois que um deles se divorcia; Sem Pensar, com Denise Fraga, que mostra um olhar irônico dos conflitos, ausências e falta de percepção de si e do outro no cotidiano de uma família; e Adultérios, estrelado por Fábio Assunção, uma adaptação da peça de Woody Allen que gira em torno da infidelidade.

Pela primeira vez nos CEUs também tem Viver Sem Tempos Mortos, monólogo estrelado por Fernanda Montenegro, que apresenta fragmentos de pensamentos da escritora, pensadora e ensaísta Simone de Beauvoir, que revolucionou a visão do universo feminino do século 20. O ator Reynaldo Gianecchini também subirá aos palcos para interpretar o vilão Gustavo, no espetáculo Cruel, ao lado de Erik Marmo vivendo o pintor Adolfo.

O Pacto, com montagem do grupo Teatro Jovem; Doze homens e Uma sentença e Espectros também estão na programação deste ano. Há ainda uma programação especial para as crianças com os infantis Quem tem Medo do Curupira?, com texto e direção de Zeca Baleiro, Villa-Lobos das Crianças e Os Saltimbancos.

Ritmos dos CEUs –Grandes nomes da música brasileira levam diferentes ritmos aos Centros Educacionais Unificados. Toquinho fará sua segunda temporada nos CEUs de São Paulo com shows intimistas, em formato voz e violão. Um dos destaques da atualidade, Luiza Possi também se apresenta pelo segundo ano no projeto. Mariangela Zan, com seu sertanejo que encantou a rainha da música de raiz Inezita Barroso, Luiz Melodia, com seu samba-tradição, e Angela Ro Ro, com sua voz rouca e grave, continuam no CEU é Show deste ano.

A revelação da MPB Tulipa Ruiz passa a fazer parte da programação com repertório quase todo composto por músicas autorais, entre elas Só sei dançar com você, Do amor, Pedrinho, Cada Voz e Pontual. Unindo o rap com o samba, Rappin Hood também chega ao CEU é Show, juntamente com a batucada feminina das moças do Samba de Rainha. Max de Castro e Simoninha prometem fazer festa nos palcos dos CEUs com o Baile do Simonal, enquanto Thunderbird e a Banda Devotos de Nossa Senhora Aparecida apresentarão a mistura perfeita entre rock, blues, rockabilly, hard rock setentista e punk rock.

E não para por aí. Este ano também tem muita moda de viola com Yassir & Rodrigo Sater, jazz instrumental com Raul de Souza, samba-rock com Os Opalas e até música autoral brasileira contemporânea com 5 a seco, que vai do samba de raiz ao indie rock, do hip hop à música folclórica, passando pelo jazz contemporâneo e pelos ritmos caribenhos. E não é só como espectadora que a comunidade participa do CEU é Show. Antes de cada apresentação musical com artistas renomados, músicos e cantores locais mostram seus talentos.

Primeiros acordes – O CEU é Show foi criado em setembro de 2010. Em sua primeira edição realizou 88 apresentações musicais gratuitas nos centros educacionais, unindo em um mesmo palco grupos musicais que nasceram no entorno dos CEUs com artistas como Negra Li, Arnaldo Antunes, Paula Lima e Edgar Scandurra. Em 2011, a ideia foi ampliar o trabalho e, além de shows de Mallu Magalhães, Zeca Baleiro, Marcelo Camelo, CPM22, Mariana Aydar, entre outros, a programação passou a contar com sucessos do teatro, como 45 Minutos, com Caco Ciocler; O Amor e Outros Estranhos Rumores, com Débora Falabella; Escola de Mulheres com Oscar Magrini; e Aurora da Minha Vida; aumentando ainda mais a oferta de uma programação cultural gratuita e de qualidade, totalizando 720 atrações gratuitas.

A programação completa do CEU é Show 2012 está disponível no Portal da Secretaria Municipal de Educação (www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br).

Confira a programação da região:

Dia: 1 de março
Horário: às 19h30
CEU São Mateus: Rua Curumatim, 201
Espetáculo: Toquinho

O cantor e compositor Toquinho faz temporada nos CEUs de São Paulo com shows intimistas, em formato voz e violão, cantando grandes sucessos como Tarde em Itapuã e Aquarela, compostas em parceria com Vinicius de Moraes.

Dia: 2 de março
Horários: às 10h e 15h
CEU São Rafael: Cinira Polônio, 100
Espetáculo: Parapapá! Circo Musical

Com roteiro de Hugo Possolo, o novo espetáculo infantil dos Parlapatões mostra a história de um menino pobre do interior, que vê a chegada do circo em sua cidade, mas não tem dinheiro para ir ao espetáculo. Não se sabe se é sua imaginação ou realidade, mas ele vê os seus brinquedos simples – como peões, iô-iôs e bolas de gude – se transformarem em números circenses.

Dias: 28 e 29 de março
Horário: às 20h
CEU São Mateus: Rua Curumatim, 201
Espetáculo: Espectros

A trama, encenada pela Cia. Mamba de Artes, gira em torno da volta de um filho, há muito tempo exilado pela mãe, para a cerimônia de inauguração de um orfanato em homenagem póstuma ao pai. Direção de Francisco Medeiros.

Fonte: Secretaria da Educação http://www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br/anonimosistema/detalhe.aspx?List=Lists/Home&IDMateria=1013&KeyField=Arquivo%20de%20Not%C3%ADcias