Trecho da Avenida Sapopemba recebe pavimentação ecológica

Restos de material de demolição dos edifícios São Vito, Mercúrio e do Moinho, estão sendo utilizados como matéria prima para a pavimentação.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores do Parque São Rafael, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, está finalizando a pavimentação da Avenida Sapopemba. A obra, que faz parte do Programa de Conservação de Vias com Uso de Reciclado, desenvolve a pavimentação ecológica com material reciclado, proveniente da demolição do antigo Edifício Moinho.

A Avenida Sapopemba recebe pavimentação ecológica desde novembro de 2011. No trecho entre a Avenida dos Sertanistas e a Rua Bento Guelfi estão sendo pavimentados cinco quilômetros da via com entulho reciclado retirado dos antigos edifícios São Vito e Mercúrio, demolidos em 2010. O local também recebe material proveniente da demolição do Edifício Moinho, situado na região central da cidade, atingido por incêndio no final de 2011.

A técnica de pavimentação ecológica consiste em utilizar resíduos de demolição triturados para preparar a base e a sub-base do solo e assim receber o asfalto. Material fresado (raspa do asfalto) de ruas que estão recapeadas também é utilizado como base para este tipo de serviço. Antes de receber o pavimento também é necessária a execução de abertura da caixa de reforço do subleito, instalação de drenagem, guias e sarjetas.

Para a população local, a pavimentação da via é motivo de celebração, de acordo com Robson Correia Sacramento, 44 anos, a benfeitoria é uma conquista que marcará a história da comunidade. “É uma alegria receber o asfalto na rua de casa, moro aqui há 38 anos e não tinha calçada para andar. A gente andava na rua desviando dos carros e com medo de ser atropelado”, comenta salientado que a partir de agora a circulação na rua se tornará mais segura.