Praças revitalizadas e bem cuidadas

Projeto Zeladores de Praças além de trazer melhorias para as praças da região também promove a capacitação de mão de obra e geração de empregos.

O Programa Zeladores de Praças segue cuidando das praças e áreas verdes de São Mateus. A iniciativa implantada, na Subprefeitura de São Mateus, desde 2010, já beneficia 95 praças da região e gera 103 postos de trabalho.

Em uma parceria entre as secretarias do Verde e Meio Ambiente, do Trabalho e de Coordenação das Subprefeituras, o projeto Zeladores de Praças, além de trazer melhorias para as praças da região também promove a capacitação de mão de obra e geração de empregos.

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) é responsável pela gestão do programa, avaliando as atividades e ajudando no aperfeiçoamento das ações e conta com a Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para efetuar as contratações de acordo com os recursos disponibilizados pela SVMA.

Após a implantação do programa é possível encontrar áreas verdes em São Mateus com melhores condições de uso, trazendo também mais beleza ao bairro, equilíbrio do clima local e ambiental, e ainda disponibilizando áreas de lazer e integração social para as famílias. Um bom exemplo está na Praça Felisberto Fernandes, mais conhecida como “Largo de São Mateus” que conta com duas zeladoras, ajudando a conscientizar e preservar a praça em bom estado, hoje a estrutura conta com mesas e cadeiras, bancos e lixeiras. O programa vem mudando as praças de São Mateus e também a vida de seus moradores.

 

Saiba mais sobre o programa

O Programa é focado em pessoas desempregadas com mais de 30 anos pertencentes a famílias de baixa renda, moradoras do entorno das praças e áreas verdes em que a ação acontece.

No primeiro mês a prefeitura capacita os selecionados e só então este profissional vai para a praça praticar o que aprendeu. Os aprovados no curso de capacitação podem ficar em atividade no projeto durante 23 meses após o curso, e durante sua permanência recebem outros cursos de capacitação na área de jardinagem/ paisagismo.

A seleção e contratação dos profissionais são realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, por intermédio do Programa Operação Trabalho (POT). Os zeladores recebem R$ 572,25 para o trabalho, além de um diploma de Capacitação em Jardinagem com foco em manutenção de praças.