Carcaças abandonadas são removidas pela subprefeitura

Ao todo foram 37 carcaças recolhidas pela subprefeitura neste ano. Todos os veículos receberam notificação antes de serem recolhidos.

  A Subprefeitura São Mateus, através da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU) promoveu na tarde do dia 21 de dezembro a remoção de mais dois veículos abandonados em via pública. A operação, realizada nas ruas Forte do Rio Negro e Miguel Motoki Ogushi, contou com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM ).

A remoção faz cumprir a Lei de Limpeza Pública, 13.478 de 2002 que proíbe: o depósito de entulho, terra e resíduos de qualquer natureza, de massa superior a 50 (cinqüenta) quilogramas, em vias, passeios, canteiros, jardins e áreas e logradouros públicos. Em seu parágrafo único: O disposto neste artigo aplica-se, também, aos veículos abandonados em vias públicas, por mais de 5 (cinco) dias consecutivos, bem como aos materiais de construção depositados em vias públicas por mais de 2 (dois) dias consecutivos.

Vale ressaltar que a Subprefeitura tem poder para apreender veículos particulares, para isso é necessário que antes da operação uma notificação é colocada no veículo solicitando a retirada, caso o mesmo não seja retirado aplica-se uma multa e se, mesmo assim, nada for feito ocorre a remoção para o pátio. Durante o ano de 2011, 123 veículos foram notificados, destes 35 foram recolhidos pela Subprefeitura.

Os veículos apreendidos são encaminhados para o pátio da UTI (Unidade de Transporte Interno) da Subprefeitura. Eles ficarão no local até que o proprietário regularize a multa ou em caso de omissão do proprietário que seja licitado para a venda das carcaças aos ferros velhos.