Piscinão Limoeiro recebe ação de limpeza

O prefeito vistoriou a limpeza e desassoreamento do Piscinão Limoeiro em São Mateus, reservatório que tem capacidade para abrigar 300 mil m³ de água. Até o momento, 3.892 mil toneladas de detritos já foram retiradas do local.

Em 26 de dezembero, o prefeito de São Paulo vistoriou a limpeza e desassoreamento do Piscinão Limoeiro em São Mateus. O reservatório, que tem capacidade para abrigar 300 mil m³ de água, está sendo limpo desde novembro deste ano. Até o momento, 3.892 mil toneladas de detritos já foram retiradas do local. Para o Prefeito, a ação em conjunto com o Governo do Estado vai ajudar os municípios a combater as enchentes.

“A limpeza dos piscinões é uma ação permanente que é intensificada no período de chuvas. Estamos mais tranqüilos este ano porque o Governo do Estado assumiu a limpeza dos piscinões da Grande São Paulo, e com isso minimizou os efeitos de outros municípios sobre a cidade. Esta região da Zona Leste, por exemplo, era penalizada pela falta de limpeza do ABC”, disse o prefeito.

O Piscinão Limoeiro fica próximo da Avenida Ragueb Chohfi e da Estrada do Rio Verde, em São Mateus, e beneficia cerca de 250 mil pessoas que residem na região. Inaugurado em 2000, as ações de limpeza e desassoreamento fazem parte do trabalho contínuo da Prefeitura para minimizar e evitar os efeitos das fortes chuvas de verão.

Até outubro deste ano foram retirados 69.675 mil m³ de detritos dos 19 piscinões da Capital e, de 2005 a 2010, R$ 520 milhões foram investidos em obras e ações em drenagem. Até novembro deste ano, R$ 197 milhões foram investidos com a mesma finalidade.

Novos equipamentos

Para o monitoramento dos piscinões – mas também de ruas e avenidas - , a Prefeitura vem se valendo de um moderno sistema de monitoramento com motolinks. Interligadas à Central de Zeladoria, três motos circulam por toda a cidade equipadas com câmeras de transmissão online. A partir das imagens, as equipes das subprefeituras são acionadas imediatamente para a desobstrução de vias e orientação da população. Isso garante agilidade e qualidade nas ações preventivas.

A Prefeitura também tem usado novos caminhões-bomba com tecnologia italiana. Os chamados Caminhões Recicladores, que funciona com um sistema hidrojato-sugador, também com câmeras que permitem avaliar o tipo de obstrução e acionar uma técnica especial, que reutiliza a água presente na própria galeria para desentupir o local.

Também bombas móveis de tecnologia holandesa têm sido utilizadas em casos de gerenciamento de enchentes, ou seja, em alagamentos de ruas, avenidas e túneis. O uso pode ser automático ou manual, o que garante seu funcionamento mesmo em caso de falta de energia elétrica. A capacidade para sucção é de 400 m³ de água por hora.