1ª Caminhada do Idoso de São Mateus

 

Sábado, 20 de setembro de 2008, manhã fria em São Mateus, mas quente para aproximadamente 80 pessoas acima dos 60 anos, que participaram de uma caminhada que saiu do PA São Mateus (rua João Balan) até o terreno onde será construído o CARISMA (Centro de Atendimento e Reabilitação do Idoso de São Mateus).
 
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi responsável por dar segurança à caminhada, bloqueando o trânsito nas vias mais movimentadas de São Mateus, principalmente na Mateo Bei e no Largo Felisberto Fernandes.
 
O objetivo da Caminhada foi iniciar as comemorações em homenagem à semana do idoso. A diretora do Hospital Geral de São Mateus (HGSM), doutora Maridite C. G. Oliveira, foi a organizadora do evento, que contou com o apoio da supervisão de Saúde de São Mateus, na figura de seu supervisor, Fábio Bellucci.
 
Em 26 de novembro de 2007, O Projeto CARISMA foi apresentado com uma lista de 1030 assinaturas e 20 cartas de apoio das entidades locais, protocolado junto ao prefeito de São Paulo, e encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde. Com o apoio do subprefeito de São Mateus,o projeto saiu do papel e é uma realidade.
 

O terreno para a construção já foi doado e após concluídas as obras serão realizados diversos atendimentos em benefício aos idosos, como:  prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde do idoso de forma digna e humana, implantação de laboratório médico próprio, assessoria jurídica, promoção de oficinas de arte permanentes, capela, salão de beleza, serviço social, serviço de atendimento ao usuário, salão para teatro, cinema e outros.
 
O Projeto idealizado por Teresinho Coimbra Mendes e sua esposa, Maria Diogo Mendes, desde 2004, tem como base o Centro de Referência do Idoso que foi adaptado com uma roupagem nova e com base nas necessidades da região de São Mateus. 
 
A caminhada seguiu animada por todo o percurso, embalada pela bateria da escola de samba Amizade Zona Leste. O subprefeito de São Mateus , acompanhou a caminhada e ficou entusiasmado com a vitalidade dos participantes “caminhamos quase dois quilômetros, carregando mudas e eles não pararam em nenhum momento, estou muito feliz em participar dessa realização”.
 
Chegando ao campo onde será construído o CARISMA, na rua Gastão de Almeida, as mudas foram plantadas ao redor do campo e em demonstração de união um abraço coletivo foi dado no terreno. Após isso poemas, músicas e orações foram feitas para levar bons fluídos desde o início.