Subprefeitura São Mateus reformando a região

 

A Subprefeitura de São Mateus e a Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) continuam a fazer reformas, manutenções e reparos em diversos locais da região. Guias, sarjetas, galerias de águas pluviais, praças, operação tapa-buraco, entre outras, são exemplos visíveis da preocupação que a subprefeitura tem em levar melhorias à população.
 
No Parque São Rafael, a rua Antônio Ramos dos Reis e Avenida Bento Guelfi, no bairro Terceira Divisão, estão recebendo novas guias e sarjetas de concreto, o que minimiza os problemas de acúmulo de água em tempo de chuva forte. Algumas realizações são reivindicações antigas, é o caso da reforma das galerias de águas pluviais que acontece na rua André de Almeida e na Avenida Sapopemba, no Jardim Rodolfo Pirani.
 
Devido a um problema na estrutura, quando chove muito, a água se acumula nos pontos baixos. Para que a água seja direcionada aos córregos ou rios, é feita a construção galerias de águas pluviais. Nos pontos onde elas não existem ocorrem inundações, devido ao grande volume de água. Na travessa Falando de Flores, no  Jardim da Conquista, a reforma de drenagem de fluídos não pára.
 
Essa obra serve para escoar a água de terrenos encharcados, por meio de tubos, túneis, canais, valas e fossas, sendo possível recorrer a motores como apoio ao escoamento. Estes , podem ser naturais (rios ou córregos) ou artificiais, de concreto simples, armado ou de uma estrutura de tela no formato de um paralelepípedo.
 
Outra reclamação constante está ligada à viela na rua Paulo Nunes Félix, no  Pq. São Rafael, além das diversas praças de São Mateus, só aqui existem mais de 224 praças. Os moradores ao redor da praça Nildo Gregório e da Praça Cardeal Cerejeira, no Jardim Tietê, puderam notar a revitalização das praças, que além de dar um colorido especial à localidade, transformou - se em um ponto de encontro da comunidade para o lazer das crianças e um cenário convidativo aos namorados.
 
Os moradores do Jardim Tietê também foram contemplados com a revitalização de sua praça. Localizada na avenida Engenho Novo, próximo ao Córrego dos Machados,  a reforma da praça estava prevista para ocorrer junto com as obras de canalização do córrego, mas devido a um pedido da população ela foi antecipada e atualmente está com brinquedos novos, recebeu novas árvores, novo alambrado na quadra de areia e iluminação.
 
O subprefeito Clóvis Chaves pede aos moradores de toda São Mateus que "tomem conta de seus equipamentos, reguem as plantas, que não joguem lixo e entulho nos rios e córregos da região e nem nas ruas e avenidas".
O problema de despejo irregular de entulho em São Mateus é muito sério.
 
Os mais atentos observam que em cada canto há um montinho de lixo e entulho. Para evitar que isso ocorra, a Prefeitura Municipal de São Paulo criou os Ecopontos, que são pontos de entrega voluntária de entulho e bagulhos. Todo tipo de resíduos de construção civil, cimento, madeira, azulejos e reformas em geral, além de móveis velhos, sobras de poda de árvore e outros materiais volumosos também podem ser levados.
 
O serviço do EcoPonto é gratuito.O Ecoponto de São Mateus é o Cipoaba, localizado na rua Padre Luis de Siqueira, no bairro Jd. Rodolfo Pirani. Mas, existe um limite de recebimento diário de 1 metro cúbico por pessoa. Este volume de entulho equivale a aproximadamente a 25% de uma caçamba ou a uma caixa-d’água de mil litros.
 
O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os entulhos são encaminhados a três aterros de inertes. Os materiais recicláveis como papel, metal e plástico são encaminhados às Centrais de Triagem do Programa de Coleta Seletiva Solidária. O material sem possibilidade de reaproveitamento é levado para os aterros sanitários.