São Mateus: 60 anos com muita alegria

Em virtude do aniversário de 60 anos de São Mateus, a subprefeitura organizou, no último dia 28 de setembro, uma grande festa que começou na avenida Mateo Bei, a mais importante do bairro e terminou na casa de show Expresso Brasil.

Com apoio da Polícia Militar (PM), Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) vários quarteirões da Mato Bei foram interditados para que os desfiles pudessem acontecer com toda segurança.

O Padre Agostiniano, Jesus Angel Veres Rodrigues, da Paróquia Jesus Ressuscitado, iniciou a festa abençoando a todos com Ato Ecumênico que emocionou os munícipes que estavam presentes.

O Subprefeito de São Mateus, anfitrião da festa, recebeu os convidados,  políticos (vereadores da região), o Subprefeito de Guaianazes, o Inspetor da Guarda Civil Metropolitana, Regional de São Mateus, Reinaldo Iahn de Souza, o novo delegado da 8° Seccional, Antônio Carlos Palhares, entre outros .

Após o hasteamento das bandeiras, cujo Hino Nacional foi cantado pelos alunos das escolas Olival Costa e Visconde de Taunay, começaram os desfiles. O desfile militar contou com a presença do Exército Nacional (soldados e carros), Polícia Militar (viaturas, base comunitária móvel e motos).

Seguindo, foi a vez do caminhão do Corpo de Bombeiros, logo após a sua passagem, as viaturas da GCM também desfilaram, inclusive com o canil. Participaram a Defesa Civil de São Mateus e ambulância da Supervisão de Saúde da Subprefeitura.

Com o final do desfile militar teve início o desfile cívico. Escolas públicas e particulares, entidades beneficentes e associações comunitárias também fizeram parte dessa comemoração. A Escola Cáritas, em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa fez uma apresentação com Tambores que contagiou a todos com sua batida sincronizada.

Participaram da festa a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof Ruth Lopes Andrade, da vila Zelina, Instituição de Ensino Santa Izildinha, CCA – Centro da Criança e Adolescente, CCA Pingo da Alegria, Associação Comunitária e Beneficente Padre Jose Augusto Machado Moreira, Associação Comunitária Sempre Viva, Grupo Terapia de Vida Lian Gong, CDC- Clube Desportivos Comunidade. A EMEF Olival Costa e a Escola Recanto Infantil O Rei Leão  encerraram o Desfile Cívico.

Um dos momentos de maior vibração foi com a apresentação dos grupos de dança. As alunas do estúdio Orion, Grupo de Divisão de Jovens Femininas e a Dança Masculina, que com coreografias arriscadas animou e emocionou aqueles que fizeram parte dessa comemoração. As modelos da Revista Portal Anúncios desfilaram e mostraram sua beleza da mulher brasileira.
 
Para fechar em grande estilo as comemorações na avenida, o Bloco Carnavalesco Amizade Zona Leste e a Escola de Samba Tradição Zona Leste proporcionaram um carnaval fora de época. Todos caíram no samba com a apresentação do tema ”Tem Luxo no Lixo” do carnaval de 2009.

O encerramento dos festejos aconteceu no Expresso Brasil, que desde às 14 horas estava de portas abertas para o público, que pôde ver de perto ídolos da música popular como: Art Popular, To Fly, Pedindo Bis, Doce Encontro, Produto Nacional, Percepção, Samprazer, Neto Trindade e Chega pra Somar.

A casa ficou cheia, mais 13 mil pessoas se espremeram, cantaram e dançaram. O subprefeito subiu no palco e agradeceu a presença de todos, que foram ao delírio com os dizeres de que mais festas virão.