São Mateus coíbe crime ambiental

Na manhã do dia 13 de outubro, após receber denúncia anônima, a subprefeitura de São Mateus, através da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU), com o apoio da Guarda Civil Metropolitana Ambiental (GCM Ambiental), Polícia Militar Ambiental (PM Ambiental) e Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) realizou a apreensão de dois caminhões e um trator esteira que faziam a movimentação da terra e o aterramento do terreno.

A subprefeitura realiza diversas operações para coibir crimes ambientais, recentemente uma empresa que poluía com alumínio foi fechada; um caminhão que despejava entulho na região do Córrego dos Machados também foi apreendido.

Isso demonstra que as fiscalizações têm resultado. A apreensão que ocorreu na segunda-feira, 13 de outubro, só foi possível pois os moradores denunciaram a operação. Por volta das 11 horas da manhã, após telefonema anônimo, foi promovida uma blitz até o local.

O terreno localizado na altura do km 28 da avenida Sapopemba é área de preservação ambiental. O material despejado estava aterrando o espaço. Os moradores da região estão insatisfeitos com isso, pois as ruas de terra batida estão esburacadas com crateras enormes devido ao tráfego de veículos pesados.

De acordo um dos motoristas “eu sou pago para fazer a viagem, eles (a empresa) falam onde devo jogar, eu não sabia que aqui não tem autorização”, lamenta-se.

Durante todo o momento em que os fiscais estiveram no local, ninguém da empresa e nem o dono do terreno apareceram para prestar esclarecimentos. Os caminhões foram levados para o pátio da Unidade de Transporte Interno (UTI) da subprefeitura e os motoristas encaminhados à delegacia. 

Foi lavrado boletim de ocorrência na 8ª Delegacia Seccional de São Mateus, cuja natureza é crime contra o meio ambiente – causar poluição de qualquer natureza (artigo 54), pois houve flagrante de descarga de entulho em terreno que fica em área de zoneamento de proteção ambiental.

Os motoristas foram averiguados e liberados, o proprietário do terreno até então ainda não foi identificado.

Esse tipo de crime é muito comum em São Mateus e para coibi-lo, o subprefeito pede ajuda a todos os moradores “sempre que vocês perceberem movimentação estranha de caminhões despejando entulho, seja em terreno ou qualquer esquina de nosso bairro, informe imediatamente as autoridades, ligue para a subprefeitura no telefone 3397-1100 e faça uma denúncia, não é preciso se identificar e assim poderemos tomar as providências”.