Subprefeitura de São Mateus apóia projeto cultural

A subprefeitura de São Mateus, através da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento (CASD)  - Supervisão de Cultura, apóia o projeto “Desenvolvimento do Mercado Cultural da Zona Leste de São Paulo - Feira das Culturas” idealizado pela AARCA (Associação de Arte, Cultura e Educação Ambiental) uma ONG (Organização Não Governamental) que faz um mapeamento completo de artistas da Zona Leste de São Paulo.

O projeto está em sua 3ª edição e abre inscrições para todos os artistas de São Mateus se inscreverem no Mapeamento Cultural 2008. Fomentar o mercado cultural da Zona Leste através de capacitação em gestão de negócios de agentes culturais, disseminar o conhecimento de empreendedorismo, ampliar os meios de divulgação da produção artística, criar ambientes favoráveis para a inovação e geração de novos negócios e contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável são os objetivos da AARCA.

Fazem parte de sua abrangência: música, teatro, dança, artes visuais, artesanato, literatura, áudio visual, capoeira, produção, gastronomia, artes circenses.

O subprefeito de São Mateus recebeu o material da AARCA e ficou satisfeito em conhecer o projeto, “em uma região carente como a nossa, a expressão artística e cultural é importante para elevar a auto-estima das pessoas.

Temos muitos ´artistas escondidos´ aqui em São Mateus, a AARCA será uma grande parceira na descoberta de novos talentos", diz.

Para que os objetivos (capacitação em gestão, ampliação de conhecimento, capacitação técnica, escoamento de produto artístico resultante do projeto e elevar o potencial empreendedor do público alvo) sejam alcançados, é preciso cumprir algumas etapas que podem ser acompanhadas abaixo:A)Mapeamento Cultural (04 meses de duração): Mapear público-alvo através de divulgação, inscrições e cadastramento.B)Curadoria I (02 meses de duração): selecionar o primeiro grupo que irá participar dos seminários dos ciclos de capacitação e das feiras culturais.

Todos os selecionados serão convocados através de assinatura de carta compromisso.C)Seminário (04 dias de duração): expor a dimensão do projeto, oferecer informações a respeito do mercado cultural e preparar os artistas selecionados para o ciclo de capacitação.D)Ciclo de capacitação I e II: público selecionado na curadoria I.O ciclo de capacitação apresenta dois módulos.
Módulo I – Gestão empreendedora (duração de 06 meses): oficinas de gestão empreendedora.Módulo II – Arte-Educação e Formação Técnica (duração de 04 meses): oficinas para os artistas selecionados, visa elevar a qualidade técnica, assim como seus produtos culturais.E)Feiras Culturais: Realização de 04 feiras culturais (uma por mês), para o público alvo selecionado da curadoria I.

É a oportunidade de adquirir maior vivência e visão empreendedora, necessárias para a evolução de seus negócios e produtos.
 
F)Curadoria II (02 mêses de duração): Selecionar os artistas finalistas que irão participar da segunda etapa do projeto, incluindo o Festival Oqdifere e ações de mercado. 

G)Festival Oqdifere (duração de 03 dias): O festival irá representar a diversidade cultural da Zona Leste de São Paulo, com os artistas que apresentaram melhor desempenho durante os seminários, oficinas e as feiras culturais, consolidando assim o início efetivo do Mercado Cultural da Zona Leste.

O Formato do festival será: Apresentação artística e feira de negócios e oportunidades culturais.

H)Ações de Mercado: Implantar estratégias para a geração de mercado e vendas dos produtos culturais gerados pelos artistas selecionados pela Curadoria.Atividades Relacionadas: Participar de eventos culturais,Mercado Cultural da Bahia, Feira Música Brasil e Porto Musical de Recife, Feira da Música de Fortaleza, Abril Pro Rock – Recife, Feira da Música Internacional de Brasília, Festival de Teatro de Curitiba, Festival de Dança de Joinvile, MADA – Festival de Música de Natal, Feira das Artes de Campina Grande, Festival do Folclore de Olímpia.

Ao término do projeto será produzido um “Banco das Artes”, com dados dos artistas associados da entidade, que serão separados por segmento. Será disponibilizado em um site para geração de negócio. Além da confecção do catálogo e gravação do CD e DVD encartados no mesmo catálogo com reprodução de 1000 cópias, que apresenta os resultados do projeto.