Operação Final de Semana em São Mateus

 

A Prefeitura Municipal de São Paulo promoveu nos dias 18 e 19 de outubro a 3ª edição do Super Final de Semana, um projeto de mutirão de limpeza e serviços realizado nas 31 subprefeituras, sob coordenação da Secretaria das Subprefeituras, com o objetivo de combate às enchentes.

Foram promovidos serviços de varrição, limpeza de bocas-de-lobo, córregos e ramais e conservação de áreas ajardinadas, além de operações cata-bagulho.

A Subprefeitura São Mateus participou desse final de semana, assim como as subprefeituras de Pirituba, Perus, Capela do Socorro, M'Boi Mirim, Cidade Ademar, Itaim Paulista, Guaianases, Cidade Tiradentes, Itaquera e São Miguel, que foram divididas em grupos: região Norte, região Leste, região Sul e região Centro-Oeste. Aproximadamente 3 mil funcionários e mais de 400 caminhões da Prefeitura e empresas contratadas realizaram os serviços. No sábado, a subprefeitura de São Mateus contou com o apoio da subprefeitura de Vila Prudente.

O ponto de encontro em São Mateus foi na avenida Forte do Leme, no pátio da (UTI) Unidade de Transporte Interno da Subprefeitura, a partir das 8 horas. Mesmo com a forte chuva que caía no horário marcado, a operação não foi cancelada,  assim que diminuiu a intensidade, os trabalhos começaram.

No sábado, 31 equipes, 215 homens e 28 caminhões participaram da operação, que contou com o apoio da subprefeitura de Vila Prudente.

No domingo, 22 equipes, 150 homens e 21 caminhões completaram a operação que realizou serviços de: tapa buraco, conservação de áreas verdes, limpeza manual de córrego, limpeza de boca de lobo, limpeza com hidrojato, serviço complementar de limpeza, cata-bagulho, anti-pichação, lavagem especial e limpeza manual de entulho.

Avenida Sertanista, rua Miguel Ferreira de Melo, avenida Jasmin, avenida Adélia Chohfi, Praça Miguel Ramos de Moura, Praça Oswaldo Luís da Silveira, Áreas Marginais de domínio dos cursos d´água: Córrego Venda Velha, Córrego dos Machados, Córrego Caguaçu, Córrego do Frangueiro, avenida Forte do Leme, rua Confederação dos Tamoios; avenida Ragueb Chohfi; rua Dorotéia Eugrássia; avenida Mateo Bei, rua André de Almeida, Estrada dos Fidelis, avenida Bento Guelfi, avenida Artiqueto Vila Nova Artigas, rua do Carvalho Brasileiro, avenida Mariana de Souza Guerra, rua Taurus, Zacarias Mota Filho e Pedro Cardoso do Prado, foram alguns dos logradouros em que a operação passou em São Mateus.

Confira os números da 3ª edição do Super Final de Semana: 

- tapa buraco: 163 unidades, 630 m2
- limpeza de boca de lobo: 329 bocas de lobo, 9 poços de visita
- limpeza manual de córrego: 900 m2
- áreas verdes: 34.000 m2
- anti- pichação: 1950 m2
- serviço de limpeza complementa tipo um (capinação): 20337 toneladas
- cata- bagulho: 7281 toneladas
- limpeza manual de entulho: 50562 toneladas. Vale lembrar que as duas operações anteriores foram realizadas de outubro a dezembro de 2007 e em janeiro de 2008.

Além do trabalho de evitar enchentes, o projeto visa a interação da população, “é preciso que não seja jogado nenhum tipo de lixo ou entulho nos córregos, rios ou ruas, pois além de poluir, isso ocasiona entupimento de bocas de lobo, não permitindo que as águas da chuva escoem corretamente, o que provoca enchentes que tanto prejudicam a sociedade”, alega o subprefeito.