Não deixe a dengue te pegar

A Subprefeitura São Mateus promoveu entre os dias 11 e 19 de novembro a “Semana Metropolitana da Dengue”. O objetivo foi passar informações sobre a doença e como combatê-la.  A doença infecciosa é conhecida como cabeça de prego e através do ovo em contato com a água se transforma em larva que em questão de três a sete dias se origina o mosquito.

Sua proliferação é maior em época de calor, quando a reprodução é mais rápida.O lugar que o mosquito se manifesta é em caixas-d’águas, pneus, e vasilhames. Por se parecer com um pernilongo, o mosquito da dengue é fácil de ser identificado, pois em suas patas há manchas brancas.

Os sintomas apresentados quando picado são: febre, dor de cabeça, dor nos olhos e no corpo, principalmente nas articulações, muitas vezes pode parecer com uma gripe forte.O local adequado para saber se está ou não com os sintomas são as UBS´s (Unidade Básica de Saúde), que fará coleta de sangue e os procedimentos como bloqueio e a vistoria no local que a pessoa mora para saber se há o foco da dengue.

A equipe de zoonoses diariamente visita casas e entrega toucas para tampar as caixas d ‘águas assim que são limpas. Se a equipe constatar foco da dengue em determinado lugar, imediatamente é feita a nebulisação, ou seja, É de suma importância que seja eliminado o criadouro, pois só assim deixa de existir o transmissor da doença.