Após reforma, UBS Jardim da Conquista II assiste crianças desnutridas

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim da Conquista II está funcionando plenamente após a reforma de seu prédio, efetuada pelo setor de obras da Subprefeitura São Mateus.

Perguntado sobre a importância das UBSs, o subprefeito de São Mateus responde: "Nas UBSs são feitos os primeiros diagnósticos, a partir daí é possível fazer um encaminhamento para exames mais detalhados".

Localizada em uma região carente de São Mateus, os funcionários da UBS organizaram, no último dia 8 de novembro, um mutirão para detectar problemas de desnutrição e sobrepeso em crianças. O mutirão organizado em parceria com o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN) teve o objetivo de mapear a situação das crianças desnutridas e com sobrepeso do Jardim da Conquista, através do censo antropométrico.

De acordo com a educadora social do CREN, Fabíola Galvão, o trabalho de divulgação dos agentes comunitários foi o principal responsável pelo sucesso do evento. “Atendemos 929 crianças no dia 8, normalmente em nossos mutirões atendemos cerca de 300, nosso recorde era de 345 crianças”.

A parceria com a UBS, que possui o Programa Saúde da Família (PSF) foi possível após a Coordenadoria de Saúde indicar a Unidade para que os servidores fizessem um curso de capacitação sobre desnutrição, método de trabalho e alimentação infantil.

A triagem feita dia 8 será totalmente analisada e dividida em grupos e a partir de fevereiro de 2009 começará o atendimento para a recuperação dessas crianças.Desnutrição, obesidade e sobrepeso são os casos estudados e atendidos pelos especialistas. Segundo a educadora social do CREN “isso é uma questão social, já observamos crianças que moram em zona rural com seus pais em 2 cômodos com mais de 8 pessoas”.

Por se tratar de uma Organização Não Governamental (ONG) o CREN se mantém com recursos advindos de doações e apadrinhamentos, como é o caso de uma empresa italiana que contribui financeiramente com o Centro para assistir às crianças. O cronograma para o ano que vem prevê o mesmo censo antropométrico no Jardim da Conquista I.