Sondagens para monotrilho em São Mateus

primeira etapa das obras iniciada

As obras para a construção do monotrilho que ligará Vila Prudente à Cidade Tiradentes, passando por São Mateus, já começaram na Avenida Anhaia Melo. Uma parceria do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal, a Linha 2- Verde integrará a futura estação à atual e seguirá os padrões do Metrô.

A expansão terá 17 estações e 24,5 km de extensão, chegando até o Hospital Cidade Tiradentes. O percurso terá duração prevista de 50 minutos, cuja estimativa é atender uma demanda de 500 mil usuários por dia útil, com carregamento de até 48 mil passageiros por sentido/hora. Na manhã de sexta-feira, 5 de agosto foi realizado o içamento da primeira viga que sustentará a parada suspensa do monotrilho.

E é exatamente em São Mateus que o trabalho de sondagem de solo foi iniciado na primeira semana de agosto. Aos mais atentos é possível observar homens trabalhando no canteiro central da avenida Ragueb Chohfi, bem em frente à subprefeitura.

Diferente do que já ocorre na Anhaia Melo, cujos trabalhos de implantação dos pilares de sustentação da pista elevada já ocorrem desde novembro de 2010, os homens estão no primeiro passo para que as obras sejam executadas.

Sondagem é um processo de exploração e reconhecimento do subsolo. Ele é utilizado na engenharia civil para obter subsídios que definirão o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação.

A nova linha feita pelo modelo de monotrilho apresenta vantagens como: é mais barato que o metrô; provoca menor impacto visual; diminui as desapropriações; é mais rápido na construção; não emite gases, pois é elétrico; baixo nível de ruído, pois usará pneus; menor custo de implantação; melhoria no sistema viário; redução dos ônibus; melhoria na mobilidade geral e ambiental.

A implantação do monotrilho privilegia o canteiro central das avenidas, a uma altura entre 12 e 15 metros. A via elevada é mais simples e não necessita de semáforos, sinalizações ou passarelas de inspeção ao lado do trilho, itens obrigatórios no metrô e no Expresso Tiradentes.

As vias são mais simples e necessitam apenas do trilho por onde circularão os veículos, sem necessidade de passagens para pedestres. Cada trem terá sete carros e capacidade para mil pessoas. O intervalo entre eles será de 90 segundos, permitindo 45 partidas por hora, com velocidade semelhante ao metrô convencional (máxima de 80 km/h e média operacional de 36 km/h).

A construção obedecerá a três etapas e a inauguração do primeiro trecho, entre Vila Prudente e Oratório está prevista para 2013. O segundo, até São Mateus, em 2014 e a chegada à Cidade Tiradentes, em 2015. O mesmo local das duas estações Vila Prudente abrigará futuramente uma terceira linha do Metrô, a Linha 15-Branca, entre Vila Prudente e Tiquatira.

Os trens serão de operação automática e passarão por 17 estações:1)Vila Prudente; 2) Oratório; 3) São Lucas; 4) Camilo Haddad; 5) Vila Tolstoi; 6) Vila União; 7) Jardim Planalto; 8) Sapopemba; 9) Fazenda da Juta; 10) São Mateus; 11) Iguatemi; 12) Jequiriçá; 13) Jacu-Pêssego; 14) Érico Semer; 15) Márcio Beck; 16) Cidade Tiradentes; 17) Hospital Cidade Tiradentes.